Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 11 > NEABI movimenta o mês da Consciência Negra no Campus JF

NEABI movimenta o mês da Consciência Negra no Campus JF

Em parceria com os alunos do instituto, foi construído um mural on-line para colaborar com a reflexão sobre o racismo.

Finalizando o mês da consciência negra, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus JF promoveu uma ação para integrar alunos, servidores e funcionários em prol da conscientização sobre o racismo e suas implicações na construção social, política e cultural dos indivíduos.

Em parceria com coletivo negro Os Líderes em Movimento (OLEM) e com o Grupo Estudantil Técnico Secundarista (GETS), o Núcleo construiu um mural digital, a partir da plataforma padlet, para celebrar a potência da cultura negra. O mural foi preenchido com indicações de artistas negros, literaturas sobre a conscientização racial e conteúdos informativos sobre a história da cultura afrodescendente. O mural é aberto para interações, comentários e compartilhamentos. Clique aqui para acessar.

Integrando a ação, também foi realizada a mostra “Olhares, Peles Negras, Negros e Sorrisos”, onde alunos, servidores e terceirizados negros do Campus JF participaram de uma sessão de fotos com o intuito de demonstrar a pluralidade da instituição. As fotografias foram produzidas pelo aluno do 3º ano de Desenvolvimento de Sistemas, João Gabriel Pinheiro, que sentiu orgulho de poder participar da iniciativa: “Foi muito bom poder ver o sorriso das pessoas ao se enxergarem na câmera por uma perspectiva de valorização, que muitas vezes é negada às pessoas negras”. Todas as fotos estarão disponíveis em breve no mural on-line.

registrado em: ,