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Inscrições para bolsas de assistência estudantil já estão abertas

Edital oferece auxílio para alimentação, manutenção, moradia e transporte; podem se candidatar às bolsas todos os alunos regularmente matriculados em cursos presenciais no Campus JF.

Está disponível o edital do Processo de Seleção do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica para o semestre de 2023/1. Com o objetivo de contribuir para a permanência dos estudantes no Instituto até a conclusão de seus estudos, o programa oferece auxílio para alimentação, manutenção, moradia e transporte. 

QUEM PODE SE INSCREVER? 

Podem se candidatar às bolsas todos os estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais do Campus JF, com renda per capita mensal familiar de até um salário-mínimo e meio e que atendam aos demais requisitos presentes no edital. Todo o processo será realizado de forma on-line. 

JÁ FUI CONTEMPLADO EM 2022, PRECISO ME INSCREVER NOVAMENTE? 

Sim! Os alunos classificados como “Deferidos” ou “Excedentes” nos editais de 2022/1 e 2022/2 deverão obrigatoriamente realizar a inscrição, caso tenham interesse em concorrer a extensão do auxílio contemplado ou em novas modalidades. 

Os estudantes que não tenham apresentado mudanças de realidade socioeconômica, como aumento do número de membros da família, mudança da ocupação do responsável, entre outras, não precisarão enviar novos documentos de comprovação de renda, preenchendo apenas um formulário que declare a igualdade das informações já analisadas pela Assistência. 

Aqueles que foram indeferidos ou estão se inscrevendo pela primeira vez deverão anexar os documentos requisitados para a comprovação de renda familiar.

Confira aqui o resultado final de deferidos, excedentes e indeferidos nos editais de 2022/1 e 2022/2.

 MODALIDADES DE APOIO

 Alimentação: O estudante bolsista recebe tíquetes de alimentação do refeitório do campus para utilização durante o período de vigência do Edital.

Manutenção: O bolsista recebe suporte financeiro no valor de R$ 300,00 mensais para contribuir com a sua permanência nas demandas não atendidas pelas demais modalidades da Assistência Estudantil, tais como complementação das despesas nas áreas de apoio pedagógico (material didático específico do curso), inclusão digital, acesso às tecnologias da informação e apoio a pais-estudantes (creches), por exemplo.

Moradia: Suporte financeiro no valor de R$ 350,00 mensais para custear o gasto com moradia do estudante proveniente de outro município que passar a residir na cidade do Campus em que estuda. 

Transporte: Crédito mensal em conta bancária para o deslocamento diário através do transporte urbano e intermunicipal, de acordo com o horário de aulas semanais para o trajeto casa - escola - casa. 

 FORMULÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

Ao preencher o formulário, o candidato deve anexar cópias digitalizadas (documentos escaneados ou fotos bastante nítidas) dos documentos necessários à avaliação. O resultado final será divulgado no dia 22 de maio, após às 20h, mas os alunos devem ficar atentos aos resultados provisórios das etapas anteriores, caso seja necessário recurso. 

As inscrições devem ser realizadas até o dia 17 de abril, pelos links abaixos, :

Formulário para novos alunos e INDEFERIDOS nos editais 2022/1 e 2022/2;

Formulário para alunos DEFERIDOS e EXCEDENTES nos editais 2022/1 e 2022/2 (que não apresentaram mudança na realidade socioeconômica).


Em caso de dúvidas, o aluno pode entrar em contato com a  Assistência Estudantil pelo e-mail  assistenciaestudantil.jf@ifsudestemg.edu.br, ou de forma presencial - o setor está localizado no bloco O, ao lado do Núcleo de Ações Inclusivas.

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