Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 06 > Aluno do Campus JF é convocado para seleção brasileira de vôlei sub-17
conteúdo

Extensão

Aluno do Campus JF é convocado para seleção brasileira de vôlei sub-17

Selecionado para a equipe sub-17, Eliab Augustus tem apenas 15 anos e incríveis dois metros e oito centímetros de altura - tamanho que reflete o brilhante futuro que tem pela frente.

Imagine-se na seguinte situação: você está no primeiro ano do ensino médio, recém liberado de uma aula de biologia e recebe uma ligação "Alô? Você foi convocado para a seleção brasileira sub-17 de vôlei". Sim, completamente improvável! Mas a história de Eliab Augustus, aluno do 1º ano de Eletrotécnica e com inacreditáveis dois metros e oito centímetros de altura é assim - repleta de “improváveis”.  

Além do estudos no Campus, ele participa do projeto de extensão "Campus Juiz de Fora em movimento: iniciação e aperfeiçoamento em voleibol", coordenado pelo diretor de ensino e professor Silvio Anderson Toledo Fernandes.

 

“Um dia acordei e falei: quero jogar vôlei”

A história de prodígios nem sempre inicia-se num chamado divino. O relacionamento do Eliab com o esporte deu-se de uma forma simples. "Um dia eu acordei e pedi à minha mãe para me colocar em algum treino de vôlei”, conta. Da vontade súbita até a sua convocação, o atleta provou-se como um talento, participou de torneios país afora e representou a seleção de Minas Gerais - seis anos que narram o encontro de uma vida inteira . "Estou vendo que esse é o caminho que vou seguir. Até ficar bem velhinho, eu quero o vôlei.", declara apaixonadamente.   

Eliab agora vive entre uma cidade e outra. A rotina de jogador profissional tem exigido uma responsabilidade que não está abaixo dos 17 anos. Até o mês de agosto, o estudante passará uma semana em casa e uma semana no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Vôlei, em Saquarema, onde está se preparando para o torneio Sul Americano. 

Durante as semanas de treino, o estudante também se organiza para cumprir com as tarefas de outra rotina que também lhe exige esforço de atleta: a de estudante técnico integral. 

 

“Alegria, responsabilidade e cansaço - muito cansaço”  

Além do entusiasmo de quem, tão jovem, alcançou o sonho de milhares de jovens atletas, o estudante reflete também uma enorme gratidão ao esporte: “Nada disso estaria acontecendo se não fosse o vôlei!”. A partir do seu talento, Eiab viveu momentos que jamais cogitara. “Viajei sozinho pela primeira vez, conheci o Rio de Janeiro, Paraná ... até entrei numa banheira de gelo!”, brinca. Com a precoce maturidade de quem equilibra seus compromissos e anseios, Eliab responde: 

IF: Qual é o sentimento de estar realizando o seu maior sonho? 

E:  Alegria, responsabilidade e cansaço - muito cansaço.

 

*Com informações do Portal da Reitoria do IF Sudeste MG

Por Fábio Kelbert, estagiário em jornalismo sob supervisão de Laura Chediak

 

registrado em: , ,