Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 06 > Coworking Me Conecta celebra a finalização da primeira turma do projeto
conteúdo

Extensão

Coworking Me Conecta celebra a finalização da primeira turma do projeto

Nove alunas foram capacitadas gratuitamente em áreas de empreendedorismo como marketing, planejamento, jurídico, entre outras; as inscrições para nova turma inicia-se a partir do dia 4 de julho

Na última quarta-feira, dia 7, o projeto de extensão Coworking Me Conecta celebrou a finalização das atividades com a primeira turma do curso. Iniciado em março deste ano, o projeto capacitou nove alunas em diferentes áreas do empreendedorismo, promovendo, além de mentorias individuais, um espaço de trabalho coletivo para que pudessem  colocar suas ideias de negócio em prática. As inscrições para a nova turma do projeto estarão abertas a partir de julho. 

“Ensino, pesquisa, extensão - e empreendedorismo”

A finalização do curso e a capacitação das alunas é a concretização do empreendedorismo como um dos pilares da educação do Campus Juiz de Fora. As aulas, mentorias e capacitações ofertadas às alunas foram conduzidas pela professora Annik Marroco, do Núcleo de Gestão,  em parceria com empreendedoras voluntárias que compartilharam suas expertises nas áreas de marketing, planejamento, jurídico, dentre outras.

A mentora de Organização e Planejamento, Andréa Gomes, compõe o time das voluntárias e resume a experiência como “impagável”: “Aprendemos a ter um novo olhar sobre o empreendedorismo, a saber transmitir o que sabemos da forma mais fácil e didática possível - foi uma experiência transformadora.”, conta a mentora.  

“A conexão entre negócios e empreendedoras” 

Uma das empreendedoras, Marina Freitas, reflete a realidade da maioria das alunas. Ela começou a empreender por necessidade e chegou ao curso com poucas noções empresariais. Hoje, Marina é dona de um pequeno negócio que funciona dentro da própria casa, onde usa seus dons na cozinha para ministrar cursos de confeitaria, preparar encomendas de bolos e salgados, além de organizar pequenos eventos. 

Alunas e mentoras da 1ª edição do projeto.

Do curso, a aluna não levou apenas a valorização do seu trabalho: “O que mais mudou foi a valorização que coloquei em mim mesma. Entrei aqui apenas como cozinheira, e hoje saio como empresária”, declara. 

Em diferentes ideias de produtos, uma outra aluna, Flávia Tagliatti propôs a oferta de um serviço: a consultoria de ergonomia para empresas. Do fruto de uma ideia, a estudante agora seguirá para a formalização como Micro Empresária Individual. Ela também compartilha o sentimento de que o ambiente de coworking foi essencial para que acreditasse na sua proposta: “A gente não se sente sozinha, aprendemos que outras pessoas, independente do estágio, têm o mesmo medo do fracasso. Essa rede de apoio é o que mais vou sentir falta!”.

Segundo a professora e coordenadora do projeto, Annik Maroco, o início das inscrições para a próxima turma está previsto para o dia 4 de julho. As atualizações futuras serão publicadas no instagram do projeto - mesmo canal para contato e esclarecimento de dúvidas.

Por Fábio Kelbert, estagiário em jornalismo sob supervisão de Pedro Farnese

 

registrado em: ,