Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 06 > II Semana do Meio Ambiente promove palestras, minicursos e oficinas na área ambiental
conteúdo

Geral

II Semana do Meio Ambiente promove palestras, minicursos e oficinas na área ambiental

Durante a última semana, entre os dias 5 e 7 de junho, alunos do Instituto vivenciaram diferentes programações que demonstram os caminhos existentes para sua futura área profissional.

A 2ª Semana do Meio Ambiente, organizada pelos professores do curso técnico em Meio Ambiente, com auxílio de docentes de outros núcleos e colaboradores externos, ofereceu aos estudantes uma série de atividades. O evento destacou-se pelas palestras, minicursos e oficinas, buscando proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar experiências em diferentes campos profissionais dentro da área ambiental.  

Esta edição da Semana do Meio Ambiente teve um foco especial na oferta de minicursos, o que gerou uma adesão significativa dos estudantes em comparação com a primeira edição do evento. A estudante do 2º ano de Meio Ambiente, Anna Luiza Pereira, que participou de todas as atividades ofertadas, ressalta que a programação é uma forma de visualizar o conteúdo didático na prática - principalmente a relação do homem com a natureza: “Para mim, a importância mais significativa é compreender que fazemos parte do meio ambiente, em vez de estarmos separados dele.”, conta.  

Por meio das oito programações propostas, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos e experienciar um maior engajamento e conexão com o curso que estão realizando. Segundo o professor do Núcleo de Biologia e organizador da Semana, Cassiano Fonseca, é primordial que os estudantes aprendam a “se ver na área”: “Um olhar abrangente da profissão surge a partir da visualização de outros estudantes, profissionais e deles mesmos na área  que escolheram”, declara. 

Alunas do técnico em Meio Ambiente durante o minicurso Fotografia Ambiental

Ainda segundo o professor, as próximas edições do evento buscarão oferecer uma maior oferta de oficinas e minicursos, que reproduzem o olhar técnico do curso e aproxima os estudantes de sua profissão. 

 

registrado em: ,