Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 07 > Festa Julina marca início de ações institucionais previstas no calendário acadêmico

Extensão

O planejamento de atividades foi inserido no calendário acadêmico 2023 e envolveu os Departamentos Acadêmicos, os Núcleos do Campus e as coordenações dos cursos.

No último sábado, dia 22 de julho, estudantes e servidores viveram momentos de muita alegria e confraternização durante a realização da festa Julina, promovida pelo Grêmio Estudantil Técnico Secundarista (Gets). A iniciativa foi autorizada pelo Conselho deliberativo do Campus Juiz de Fora e dá o pontapé inicial para diversas ações institucionais que passam a integrar o calendário acadêmico 2023.

O evento contou com diversas atrações típicas de uma festa Julina, como barracas com comidas tradicionais, brinquedos, incluindo o famoso touro mecânico que atraiu a atenção e a diversão de todos os presentes, bingos e a tradicional quadrilha, que animou os participantes. A festa contou com a colaboração de muitos servidores que realizaram doações para auxiliar a equipe organizadora na aquisição dos produtos necessários para o evento.

A participação ativa de diversos membros da comunidade acadêmica foi um dos pontos altos da festa, segundo a coordenadora de comunicação do Grêmio Estudantil, Raissa Baumgratz, estudante do 3º ano de Edificações Integrado. "Estamos muito felizes com o sucesso da festa Julina. Ver a união de todos os estudantes e servidores para tornar esse momento possível nos motiva a seguir em frente. Esperamos que isso se torne um legado para as próximas gestões”.

Presente na festa, a professora Gabriela Reis, do Núcleo de Elétrica, elogiou a organização do evento e a dedicação dos alunos envolvidos. "Estava tudo ótimo. Todos se divertiram muito com o touro mecânico, as danças e por fim o bingo. As comidas estavam deliciosas e a decoração foi feita com muito capricho. É evidente que eventos como esses são de extrema relevância para a comunidade. Espero que nos próximos anos tenhamos mais eventos e com maior participação de alunos e servidores", destacou.

Já a diretora-Geral do Campus Juiz de Fora, prof. Cláudia Coura, destacou a importância do apoio aos estudantes e elogiou o trabalho realizado pelo Grêmio na organização da festa Julina. "Acreditamos que o apoio aos estudantes é fundamental para fortalecer a coesão e a união em nossa comunidade acadêmica. Desde o início, apoiamos essa proposta e ficamos felizes em ver o resultado tão positivo desse evento".

A equipe organizadora da Festa Julina do Gets foi composta pelos seguintes estudantes: Matheus Bragança, Isadora Furtado, Raíssa Baumgratz , Julia Andrade, Weidner Spagnol, Lucas Landim e Grasiele Teodoro (3º ano Edificações Integrado); Maria Eliza e Polyana Neves (2º ano Meio Ambiente Integrado); Artur Gabriel e  Artur Marchado (3º Eletromecânica Integrado); Davy Marques (3º ano Meio Ambiente Integrado); João Pedro Santos, Kauã Moreira e Wudson Teles (2º ano Desenvolvimento de Sistemas Integrado); Maria Vitória e Diego Ladeira (2º ano Eletrotécnica Integrado);  João Victor e Lara Castro(3º ano Eletrotécnica Integrado); Joaquim Matos e Daniel Serpa (2º ano Mecânica Integrado); e Pedro Amorim e Pedro Henrique (graduação).

Ações institucionais

A festa Juliana é a primeira ação institucional realizada em um sábado letivo. Segundo o diretor de Ensino do Campus JF, prof. Aluísio de Oliveira, várias atividades estão programadas ao longo do ano letivo e já estão inseridas no Calendário Acadêmico 2023.

O planejamento dessas iniciativas envolveu os Departamentos Acadêmicos, os Núcleos do Campus e as coordenações dos cursos. O trabalho conjunto garantiu uma programação diversificada, abrangendo diferentes interesses e proporcionando momentos de integração para toda a comunidade acadêmica.

Além da festa Julina, as atividades institucionais incluem eventos, apresentações artísticas, jogos e projetos, com destaque para o projeto de extensão IF Portas Abertas, que visa estreitar os laços com a sociedade e abrir as portas do Campus para a comunidade externa.

Para o prof. Aluísio, a realização dessas ações é fundamental para fortalecer o sentido de pertencimento dos estudantes e servidores, além de criar oportunidades para que eles desenvolvam novas habilidades e se engajem em atividades que vão além da sala de aula.

"Contamos com uma programação diversificada, pois queremos estimular a participação e a colaboração de todos os membros da nossa comunidade acadêmica. As ações institucionais são momentos especiais para confraternizarmos, trocarmos experiências e celebrarmos a nossa união", ressaltou.