Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 08 > Campus Juiz de Fora tem 657 vagas para processo seletivo 2024

Campus Juiz de Fora tem 657 vagas para processo seletivo 2024

Inscrições para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação vão até 16 de outubro. Certame também contempla oportunidades em outras unidades do IF Sudeste MG.

O Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG está com inscrições abertas, até 16 de outubro, para o Processo Seletivo 2024 – 1º semestre, com a oferta de 657 vagas em uma ampla variedade de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. É uma oportunidade para todos e todas que buscam uma formação de qualidade e diversificada em uma instituição federal de ensino totalmente gratuita.

O certame também contempla outras oportunidades nas unidades de Barbacena, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei, Ubá, Cataguases, Bom Sucesso, Muriaé e Manhuaçu. No total, são quase 5 mil vagas ofertadas.

Taxas e modalidades de seleção

Uma das características deste processo seletivo é a diversidade de modalidades de seleção e as taxas associadas. As inscrições para os cursos técnicos são gratuitas, e a seleção ocorrerá por meio de um sorteio que está marcado para o 06 de dezembro e será transmitido pelo canal oficial do IF Sudeste MG no YouTube.

Para os cursos técnicos integrados, de graduação e de pós-graduação, há uma taxa de inscrição de R$ 25, R$ 50 e R$ 60, respectivamente. Essas taxas deverão ser pagas por meio de um Guia de Recolhimento da União (GRU), que será gerado ao final do procedimento de inscrição. O pagamento deve ser feito exclusivamente nas agências e correspondentes bancários do Banco do Brasil até a data limite de 17 de outubro de 2023.

Processo de inscrição

Os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site oficial da seleção em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. Lá, os candidatos encontrarão informações fornecidas sobre os cursos, editais e outros documentos relevantes. O processo de inscrição ocorre por meio de login exclusivo do governo federal, que requer um cadastro prévio na plataforma GOV.BR. Caso não possuam uma conta na plataforma, os candidatos podem criar o login diretamente no site ou através do aplicativo.

Os candidatos que já possuem uma conta na plataforma GOV.BR podem iniciar a inscrição diretamente no sistema do IF Sudeste MG. É importante destacar que o CPF utilizado deve pertencer ao próprio candidato, sendo proibido o uso de CPF de terceiros, mesmo que sejam pais ou mães dos interessados.

Documentação necessária e formas de seleção

Para efetuar a inscrição no Processo Seletivo 2024/1, os candidatos precisam possuir um Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio ou protocolo provisório, documento de identificação com foto (como RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte) e uma conta de e -mail válido. A documentação de identificação com foto, contendo o número do RG, será necessária no momento da realização da comprovação, no caso dos cursos de graduação.

Para os cursos técnicos integrados e de graduação, haverá uma prova que será aplicada no dia 26 de novembro. O comprovante definitivo de inscrição, com o endereço das provas e demais informações, estará disponível no sistema de inscrições a partir das 18h do dia 23 de novembro.

Já para os cursos de pós-graduação, a seleção será feita por meio de análise de currículo, avaliação de plano de trabalho e carta de intenção.

Para todas as modalidades, o resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 22 de dezembro.

Cursos para diversos níveis de formação

O processo seletivo Campus Juiz de Fora traz uma seleção de cursos que abrange desde os níveis técnicos até os de pós-graduação. São oferecidas vagas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos profissionalizantes, graduação e pós-graduação, permitindo que os candidatos escolham a formação que melhor se alinha aos seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Veja as vagas para os cursos técnicos:

Edital cursos técnicos integrados

Edital cursos técnicos profissionalizantes

Veja as vagas para os cursos de graduação

Edital cursos de graduação

Veja as vagas para os cursos de pós-graduação

Edital (Sustentabilidade na Construção Civil)

Edital (Metodologia)