Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 08 > Estudantes fazem seletiva para Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica

Participam da competição equipes de até cinco alunos do ensino médio representando seus respectivos países.

Oito estudantes do Campus Juiz de Fora poderão integrar equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). Por obterem bom rendimento na competição nacional, foram convidados a participar da seletiva que vai definir os integrantes das equipes brasileiras.

Foram convidados os seguintes estudantes:

Davi Lessa Dilly Telles (3º Eletromecânica)

Tiago Quintão Costa (1º Desenvolvimento de Sistemas)

Alex Sandro de Macedo (3º Desenvolvimento de Sistemas)

Hudson Werneck Ferreira (3º Desenvolvimento de Sistemas)

Lucas Knopp Amarla (3º Desenvolvimento de Sistemas)

Luiz Gustavo Filgueiras (3º Eletromecânica)

Max Arthur Jabour (1º Eletromecânica)

Waine Souza Meirelles (1º Meio Ambiente)

A IOAA é uma Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica na qual competem equipes de até cinco alunos do ensino médio representando seus respectivos países. Um país pode mandar mais de uma equipe.

A competição consiste em uma parte teórica, com aproximadamente 15 questões curtas e duas ou três questões longas, e uma parte prática, com uma prova observacional e uma de análise de dados. Também é realizada uma prova em grupo, que não conta para a pontuação geral da olimpíada.

A partir das pontuações dessas provas são distribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, além de prêmios especiais para os alunos que se destacam com a maior pontuação global e com os melhores desempenhos individuais na prova teórica e na experimental. A equipe com melhor desempenho na prova em grupo também recebe um prêmio.