Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 08 > Pais e responsáveis dos estudantes da educação especial participam de reunião

Pais e responsáveis dos estudantes da educação especial participam de reunião

Foram apresentados os servidores que atuam diretamente no suporte aos 60 estudantes que necessitam de apoio.

“A educação é um direito de todos”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do Campus JF, a tradutora Intérprete de Linguagem de Sinais Ilza Netto. A declaração foi feita durante um encontro que reuniu pais e responsáveis dos estudantes da educação especial no auditório do Centro Administrativo, no último dia 25. A reunião foi aberta pelo prof. Alessandro Del’ Duca, substituto da Diretora-Geral, professora Cláudia Gávio.

O diretor de Ensino, prof. Aluísio de Oliveira, fez uma breve explanação das dificuldades enfrentadas pela instituição na inserção, de forma efetiva, dos estudantes com deficiência e, ao mesmo tempo, ressaltou o apoio que tem recebido dos servidores que atuam no suporte aos estudantes.

Embasada na Lei nº 13.146, de 6 de junho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a coordenadora do NAI esclareceu que “pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Além dessa legislação, Ilza Netto também destacou a importância do Guia Orientador: Ações inclusivas para atendimento ao público-alvo da educação especial no IF Sudeste MG (Resolução CONSU Nº 20.2017, de 08 de agosto de 2017).

Durante a reunião, foi apresentada a equipe de profissionais que atualmente atua no NAI. São servidores, profissionais contratados e monitores inclusivos que atendem cerca de 60 estudantes, sendo dois tipos de públicos: da educação especial, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei 13.146/2015 são estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; e com transtornos de aprendizagem, de acordo com a Lei 14.254/2021 são dislexia (transtorno de leitura), disgrafia/disortografia (transtorno de escrita), discalculia (habilidades matemáticas) e TDAH (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).

A reunião também contou as presenças de servidores do Centro de Atenção ao Discente (CAD), da Assistência Estudantil, do Centro de Ações Pedagógicas (CAP) e da Coordenação de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica do Campus Juiz de Fora.

Texto: Diretoria de Ensino do Campus JF.