Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 08 > Professores aprimoram o ensino de Física com atividades de observação utilizando microscópios

Pesquisa

Método de ensino foi descrito em artigo científico publicado na revista acadêmica “A Física na escola”, levando os estudantes a uma jornada histórica sobre o desenvolvimento dos instrumentos óticos e suas conexões com a arte, ciência e sociedade na República Holandesa do século XVII.

Os professores Marlon Cesar de Alcântara, do Núcleo de Física, e Adriano Reder, do Núcleo de Biologia, publicaram o “O olhar acurado e a descoberta de um ‘novo mundo’ a partir do microscópio” artigo na revista "A Física na escola", propondo a introdução de atividades de observação com o uso de microscópios em sala de aula. A proposta, que também contou com a participação dos bolsistas de iniciação científica Guilherme Lourenço e Marcelo Mendes, vai além do tradicional, levando os estudantes a uma jornada histórica sobre o desenvolvimento dos instrumentos óticos e suas conexões com a arte, ciência e sociedade na República Holandesa do século XVII.

A iniciativa  surgiu da necessidade de trazer uma perspectiva mais prática e interativa ao aprendizado da Física. Com o objetivo de despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, eles mergulharam na história dos microscópios e destacaram figuras importantes como Antoni van Leeuwenhoek e Robert Hooke, cujas contribuições foram fundamentais no avanço da ótica e da ciência em geral.

O recorte historiográfico adotado no artigo permite aos estudantes compreenderem as origens e a evolução dos instrumentos óticos, assim como a importância das trocas de informações entre cientistas naquela época. A República Holandesa do século XVII era um ambiente efervescente de trocas culturais e científicas, e os microscópios desempenharam um papel crucial nessa rede de conhecimento.

Em sala de aula, os alunos têm a oportunidade de viajar no tempo, explorando a trajetória desses inventores visionários e compreendendo como suas descobertas revolucionaram a ciência. Além disso, o uso de microscópios de baixo custo, projetados pelos próprios professores, oferece aos estudantes a chance de vivenciar a experiência de observar o mundo microscópico com seus próprios olhos.

Os microscópios apresentados no artigo são de dois tipos: um deles é inspirado na construção e forma de observação de Leeuwenhoek, permitindo aos alunos uma experiência próxima da que o cientista holandês teve em suas descobertas pioneiras. O outro microscópio é uma versão mais moderna, oferecendo imagens com melhor definição e qualidade, o que auxilia os professores a demonstrarem aspectos mais complexos da Física.

Os docentes disponibilizam aos alunos um "guia" de construção e utilização dos microscópios, tornando o processo acessível e enriquecedor. Além disso, eles oferecem explicações detalhadas sobre a configuração de lâminas, permitindo que os estudantes explorem amostras biológicas e descubram, por si mesmos, os mistérios do mundo microscópico.