Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 08 > Projeto “Sistema para gerenciamento inteligente da produção de peixes” abre seleção de bolsistas

São quatro bolsas, sendo três para estudantes do ensino médio e uma para graduação. Os interessados têm até o dia 25 de agosto para efetuar a inscrição, preenchendo um formulário online e anexando histórico e currículo atualizado.

O projeto "Sistema para gerenciamento inteligente da produção de peixes", está com seleção aberta para quatro bolsas, sendo três para estudantes do ensino médio e uma para graduação. Os interessados têm até o dia 25 de agosto para efetuar a inscrição, preenchendo um formulário online e anexando histórico e currículo atualizado.

A vaga da graduação é destinada para a Engenharia Mecatrônica, cuja bolsa tem o valor de R$800. Já para o ensino médio, podem concorrer matriculados em Eletrotécnica, Eletrônica, Eletromecânica e Desenvolvimento de Sistemas. A remuneração será de R$ 400. Para ambas as oportunidades, os selecionados deverão cumprir uma carga horária de 20 horas semanais. A seleção será feita a partir de análise curricular e entrevista. O resultado final está previsto para ser divulgado em 30 de agosto.

O projeto, coordenado pelo professor Tales Pulinho Ramos, do Núcleo de Eletricidade, foi aprovado em um edital da Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação que teve como proposta o financiamento de ações de fomento ao Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0.

Clique aqui e confira o edital de seleção.

Sobre o projeto

O projeto “Sistema para gerenciamento inteligente da produção de peixes” pretende criar uma ferramenta tecnológica avançada que permitirá um gerenciamento eficaz da piscicultura, com uma ênfase especial na otimização da produção, tornando a atividade mais atrativa do ponto de vista econômico.

Os objetivos determinados são:

Empoderamento dos Produtores - Reconhecendo a importância dos pequenos e médios produtores de peixes, o projeto visa fornecer-lhes uma ferramenta tecnológica capaz de simplificar e aprimorar a gestão de suas operações de produção.

Monitoramento em Tempo Real - Através da aplicação dessa solução, os produtores teriam a capacidade de monitorar em tempo real parâmetros cruciais da produção, conferindo-lhes um maior controle sobre suas operações e permitindo uma tomada de decisão mais controlada e ágil.

Aplicação da Inteligência Artificial - Uma peça central do projeto é a implementação de inteligência artificial e análise de dados. Essas tecnologias serão utilizadas para criar um banco de dados abrangente gerado a partir das produções monitoradas pelo sistema de medição. A partir desses dados, serão identificadas e disseminadas boas práticas de manejo, especialmente aquelas relacionadas à alimentação dos peixes - um componente substancial dos custos de produção.

Viabilidade Econômica - Ao aprimorar a eficiência da produção e reduzir custos, o projeto pretende viabilizar economicamente a piscicultura para pequenos e médios produtores, acompanhado-a em uma alternativa atraente para assegurar o desenvolvimento social e econômico.

Fortalecimento de Parcerias - Através do sucesso da implementação da ferramenta tecnológica, o projeto visa estabelecer e fortalecer parcerias com diversos agentes externos.