Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 09 > Egresso do Campus JF cria inovação para tatuadores e recebe registro de patente do INPI
conteúdo

Geral

Egresso do Campus JF cria inovação para tatuadores e recebe registro de patente do INPI

Máquina de tatuagem ergonômica, desenvolvido pelo engenheiro mecatrônico Wesley Aguiar Pereira, promete otimizar o desempenho dos profissionais com um chassi que oferece conforto e precisão nas expressões artísticas.

O engenheiro Mecatrônico Wesley Aguiar Pereira, egresso do Campus Juiz de Fora, é autor de uma patente que promete otimizar o mundo da tatuagem. O "Chassi para Máquina de Tatuagem com Centro de Massa Variável" surge como resultado de seu trabalho de conclusão de curso, orientado pelo professor Tales Pulinho Ramos. Essa inovação é o quarto produto do IF Sudeste MG registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A patente traz consigo uma solução que visa aprimorar significativamente o desempenho e a precisão das máquinas de tatuagem, oferecendo aos profissionais maior controle e conforto durante o processo. O sistema de contrapesos, explica Wesley, faz a modificação no centro de massa da máquina, tornando-a mais equilibrada, exigindo menos esforço do tatuador para mantê-la na posição vertical. “Além do aspecto ergonômico, essa inovação promete reduzir as lesões por esforços repetitivos, um problema comum enfrentado pelos tatuadores”, acrescenta.

Wesley iniciou sua jornada acadêmica no Campus JF em 2008, no curso técnico de Eletromecânica. Logo em seguida, concluiu a graduação em Engenharia Mecatrônica. Sua motivação para desenvolver essa máquina de tatuagem veio de sua paixão pelo desenho artístico. Durante o ensino superior, ele começou a estudar mais a sério o desenho artístico e, com o incentivo de amigos, iniciou sua jornada como tatuador. À medida que desenvolveu suas habilidades e conhecimentos na área, a ideia de criar uma máquina mais confortável para uso prolongado ganhou força.

Questionado sobre o potencial de adoção dessa tecnologia por tatuadores e estúdios, Wesley enfatizou os benefícios que a máquina pode oferecer, especialmente em tatuagens que demandam longas horas de trabalho, proporcionando maior conforto e evitando problemas de saúde. “Creio que a máquina pode influenciar positivamente a abordagem artística, uma vez que proporciona mais conforto e permite que tatuadores trabalhem por períodos mais longos, aumentando a produtividade”.

registrado em: