Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 09 > Projeto de Educação Literária capacita professores da rede pública de MG

Projeto de Educação Literária capacita professores da rede pública de MG

Oficinas promovem a compreensão da importância da literatura como ferramenta de desenvolvimento e inovação na sala de aula.

Na busca por uma educação mais rica e significativa, um projeto em Minas Gerais está capacitando professores da rede pública por meio de oficinas de Educação Literária. A iniciativa é uma parceria interinstitucional coordenado pelas professoras Dayane Campos da Cunha Moura, do Núcleo de Línguas do Campus Juiz de Fora, Rafaela Kelsen Dias, do Campus Ouro Preto do IFMG, e Gabriela Mendes Morais, da UFOP.

A oficina “Caminhos da educação literária: oficina de práticas pedagógicas para professores de Língua Portuguesa” tem como proposta abordar temas como o papel sociocultural da literatura, estratégias de ensino, mediação de leitura e sequências didáticas. Durante os encontros, são apresentadas reflexões teóricas e práticas, além haver a troca de experiências entre os participantes.

As oficinas ministradas pelo projeto têm o objetivo de aprofundar o conhecimento dos professores em relação à sua formação e, acima de tudo, à aplicação prática da educação literária em sala de aula. A ideia é que os educadores se sintam incentivados a buscar constantemente a atualização de seus saberes e compartilhem suas experiências com seus colegas de profissão. Com participantes de diferentes regiões de Minas Gerais, a iniciativa visa entender melhor o panorama da educação literária no estado e, gradualmente, implementar ações que aprimorem a prática educacional.

A Educação Literária, segundo os responsáveis pelo projeto, não se resume a transmitir conhecimentos, mas a oferecer aos alunos a oportunidade de explorar novas experiências e perspectivas por meio da leitura. A professora Dayane enfatiza que a abordagem promove uma concepção omnilateral da educação, enriquecendo a formação dos alunos de maneira profunda e duradoura.

Ela ressalta, ainda, que a formação continuada é essencial em qualquer área profissional, mas que, no caso dos professores, ela é de vital importância. "A língua e a literatura estão em constante evolução, moldando-se de acordo com as transformações da sociedade. O professor que não se forma continuamente corre o risco de não dialogar com a vida escolar que o circunda".

Dayane acredita que o projeto representa uma iniciativa promissora para o aprimoramento da educação em Minas Gerais. À medida que os professores se engajam nessas oficinas e compartilham suas experiências, a expectativa é que a educação literária continue a enriquecer as vidas dos alunos e a fortalecer o sistema educacional do estado. É um passo importante em direção a uma educação mais enriquecedora e significativa para todos os estudantes mineiros.