Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 09 > Projeto desperta interesse por Robótica Móvel em alunos do ensino fundamental

Projeto desperta interesse por Robótica Móvel em alunos do ensino fundamental

Minicurso em Robótica através da plataforma Lego Mindstorm acontece todas as sextas-feiras com estudantes da E.E. Professor Quesnel.

Na última sexta-feira, 22/09, o Campus Juiz de Fora abriu suas portas para receber os alunos dos 8º e 9º anos da Escola Estadual Professor Quesnel. O motivo? Uma jornada no mundo da robótica móvel. A atividade integra as ações de um projeto de extensão liderado pelos professores Gabriela Lígia Reis e Thiago da Silva Castro, dos núcleos de eletricidade e eletrônica e automação, respectivamente.

A iniciativa pretende despertar o interesse pela pesquisa e pelo desenvolvimento tecnológico entre os jovens por meio de atividades lúdicas que abrangem os conceitos de construção e programação de robôs. Para alcançar esse objetivo, o projeto utiliza a plataforma Lego Mindstorm  como uma ferramenta educacional.

O foco principal é capacitar os alunos dos cursos de Engenharia Mecatrônica e dos cursos integrados para lecionar minicursos de robótica usando a plataforma Lego Mindstorm. As aulas foram ministradas por alunos bolsistas, que contaram com a orientação dos professores.

O projeto tem a missão de atender a um total de 40 alunos do ensino fundamental, que serão divididos em duas turmas de 20. Durante a jornada educacional, esses alunos terão a oportunidade de adquirir uma carga horária prática de 10 horas, focada na montagem e programação de robôs. A ação terá continuidade nas próximas sextas-feiras, com previsão de encerramento em 1º de dezembro.