Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 09 > Projeto seleciona colaborador externo na área de Ciências Biológicas
conteúdo

Geral

Projeto seleciona colaborador externo na área de Ciências Biológicas

Candidato deve ter experiência em psicultura para atuar nas atividades previstas no projeto “Sistema para gerenciamento inteligente da produção de peixes”. Inscrições vão até 07 de setembro.

O projeto "Sistema para gerenciamento inteligente da produção de peixes", está com seleção aberta para uma vaga de colaborador externo com graduação em Ciências Biológicas e experiência comprovada na área de psicultura. Os interessados têm até o dia 07 de setembro para enviar o currículo para o email tales.ramos@ifsudestemg.edu.br..

A primeira etapa será feita através na análise curricular. Os 10 primeiros classificados serão convocados para uma entrevista. O resultado final da seleção está previsto para o dia 11 de setembro. O selecionado receberá uma bolsa mensal de R$ 1.100 e deverá cumprir uma carga horária semanal de oito horas para atuar na determinação dos parâmetros de interesse relacionados com a produção de tilápias. Além disso, irá auxiliar na definição das funcionalidades desejadas para compor o aplicativo e a página web, auxiliar nos testes de campo, identificar possíveis produtores interessados em participar do projeto, enviar dados relacionados à produção de peixe e elaborar relatórios.

O projeto, coordenado pelo professor Tales Pulinho Ramos, do Núcleo de Eletricidade, foi aprovado em um edital da Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação que teve como proposta o financiamento de ações de fomento ao Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0.

Clique aqui e confira o edital de seleção.

Sobre o projeto

O projeto “Sistema para gerenciamento inteligente da produção de peixes” pretende criar uma ferramenta tecnológica avançada que permitirá um gerenciamento eficaz da piscicultura, com uma ênfase especial na otimização da produção, tornando a atividade mais atrativa do ponto de vista econômico.

Os objetivos determinados são:

Empoderamento dos Produtores - Reconhecendo a importância dos pequenos e médios produtores de peixes, o projeto visa fornecer-lhes uma ferramenta tecnológica capaz de simplificar e aprimorar a gestão de suas operações de produção.

Monitoramento em Tempo Real - Através da aplicação dessa solução, os produtores teriam a capacidade de monitorar em tempo real parâmetros cruciais da produção, conferindo-lhes um maior controle sobre suas operações e permitindo uma tomada de decisão mais controlada e ágil.

Aplicação da Inteligência Artificial - Uma peça central do projeto é a implementação de inteligência artificial e análise de dados. Essas tecnologias serão utilizadas para criar um banco de dados abrangente gerado a partir das produções monitoradas pelo sistema de medição. A partir desses dados, serão identificadas e disseminadas boas práticas de manejo, especialmente aquelas relacionadas à alimentação dos peixes - um componente substancial dos custos de produção.

Viabilidade Econômica - Ao aprimorar a eficiência da produção e reduzir custos, o projeto pretende viabilizar economicamente a piscicultura para pequenos e médios produtores, acompanhado-a em uma alternativa atraente para assegurar o desenvolvimento social e econômico.

Fortalecimento de Parcerias - Através do sucesso da implementação da ferramenta tecnológica, o projeto visa estabelecer e fortalecer parcerias com diversos agentes externos.

registrado em: