Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 09 > Proposta de organização trimestral do calendário acadêmico é apresentada aos estudantes

Possível mudança, que atualmente é bimestral, gera discussões com todos os segmentos da comunidade acadêmica. Campus Rio Pomba já adota o formato e seus resultados foram compartilhados pela Diretora de Ensino, prof. Paula Reis.

Na tarde desta terça-feira, 12/09, a Direção de Ensino se reuniu com os representantes do Grêmio Estudantil Técnico Secundarista (GETS) para apresentar a proposta que altera a organização do calendário acadêmico dos cursos técnicos integrados. A ideia é substituir o formato bimestral pelo trimestral. No entanto, essa possível mudança ainda está em estágio de discussão e será avaliada nos conselhos deliberativos do Campus Juiz de fora

As conversas sobre essa proposta vêm ocorrendo com todos os segmentos da comunidade acadêmica e os impactos no processo de ensino-aprendizagem estão sendo analisados à luz das experiências implementadas em outros campi do IF Sudeste MG, como é o caso do Campus de Rio Pomba. A diretora de Ensino da unidade, professora Paula Reis, esteve recentemente em Juiz de Fora, onde se reuniu com os servidores para compartilhar como a nova medida tem sido adotada por lá.

O Ministério da Educação estabelece um total de 200 dias letivos no ano, sendo divididos da seguinte forma: 67 dias no 1º trimestre (fevereiro a maio), 70 dias no 2º trimestre (maio a setembro) e 63 dias no 3º trimestre (setembro a dezembro). Quanto à distribuição de notas, cada unidade terá a flexibilidade de escolher a abordagem que melhor se adequar à sua realidade, podendo adotar critérios diferentes para cada período.

De acordo com a diretora, a proposta tem o potencial de oferecer melhores condições de disponibilidade de tempo para o trabalho dos docentes e favorecer o acompanhamento pedagógico. Em Rio Pomba, a nova organização do calendário contribuiu para a melhoria do desempenho dos estudantes e, consequentemente, resultou na redução da evasão escolar.

O diretor de Ensino do Campus Juiz de Fora, professor Aluísio de Oliveira, acredita que a proposta pode ser efetivada já a partir do próximo ano, mantendo a metodologia atual de distribuição de notas e o requisito mínimo de duas avaliações por trimestre, conforme estipulado no artigo 24 do Regulamento Acadêmico de Cursos Técnicos de Nível Médio (RAT). Após amplas discussões com todos os segmentos da comunidade acadêmica, o plano será submetido à apreciação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, e, em caso de recomendação favorável, seguirá para deliberação no Conselho de Campus.