Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 09 > TV Integração destaca pesquisas desenvolvidas no Laboratório ConectaLab
conteúdo

Destaque

TV Integração destaca pesquisas desenvolvidas no Laboratório ConectaLab

Telejornal MG1 exibiu reportagem sobre Gameterapia inovadora e tecnologias de ponta que transformam tratamentos de saúde e promovem bem-estar.

O telejornal MG1 da TV Integração exibiu, no ultimo dia 06/09, uma reportagem sobre os trabalhos inovadores do Laboratório ConectaLab do Campus Juiz de Fora. A matéria foi o destaque do quadro MG TEC, mostrando o desenvolvimento de jogos sérios para a saúde, uma abordagem que utiliza a gameterapia para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Os jogos sérios, também conhecidos como "serious games," são muito mais do que apenas uma forma de entretenimento. Eles têm aplicações diversas, que vão desde a educação até a área de saúde, passando pelo treinamento militar e formação empresarial. Esses jogos contribuem para o desenvolvimento de habilidades como a capacidade analítica e espacial, memória e proficiência psicomotora, entre outras. Normalmente, são desenvolvidos para dispositivos como smartphones, tablets, notebooks ou computadores pessoais.

ConectaLab: Pioneirismo em Jogos Sérios para a Saúde

O ConectaLab, localizado no Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, é um laboratório dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de ponta. Dentro do laboratório, existe um setor específico voltado para a criação de tecnologias direcionadas à área da saúde, incluindo os jogos sérios para a gameterapia e apoio ao bem-estar. Os projetos desenvolvidos no laboratório envolvem alunos dos cursos superiores de Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação, bem como dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica e Eletromecânica. O laboratório tem a coordenação das professoras Silvana Faceroli, Sara Del Vecchio e Annik Passos Marôcco e dos professores Thiago Oliveira, Tales Pulinho Ramos e Michael de Oliveira Resende.

Tecnologias de Ponta para o Desenvolvimento dos Jogos

Os jogos sérios desenvolvidos no ConectaLab são produzidos utilizando ferramentas de alta tecnologia, incluindo PyGame, uma biblioteca da linguagem de programação Python, e Unity, uma das principais engines de jogos do mercado. Além disso, sensores são incorporados a alguns jogos, permitindo uma interação ainda mais imersiva. Alguns desses jogos são até mesmo embarcados em dispositivos Raspberry Pi, o que facilita a comunicação das tecnologias.

Todos os jogos são concebidos com objetivos que vão além do mero entretenimento. Eles são projetados para auxiliar profissionais da saúde e promover o engajamento dos usuários em procedimentos tradicionais, melhorando a eficácia dos tratamentos e proporcionando uma experiência mais agradável para os pacientes.

A reportagem completa sobre o Laboratório ConectaLab e seus avanços na área de jogos sérios para a saúde pode ser assistida através do link: MG1 - Laboratório ConectaLab Campus Juiz de Fora (Tempo: 00’12’’ a 05’05”).

registrado em: