Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 10 > Campus JF integra programação da I Semana Brasileira de Educação Midiática

Campus JF integra programação da I Semana Brasileira de Educação Midiática

Projeto "Literamídia" desenvolve desde 2020 metodologias ativas para a conscientização sobre o uso responsável das mídias. Ações específicas foram planejadas para integrar evento que é organizado pelo Governo Federal.

O Campus JF, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista, preparou ações que vão integrar a I Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pelo Governo federal, que ocorrerá de 23 a 27 de outubro. Workshops e palestras serão realizados em escolas públicas de Juiz de Fora e na cidade de São Paulo, promovendo a conscientização do público sobre o uso das mídias e seus impactos na sociedade.

A iniciativa é do projeto "Literamídia", coordenado pelo jornalista Pedro Farnese e pela professora Carla Montuori Fernandes, da Unip.  Desde que foi criado, há três anos, a atividade extensionista desenvolve metodologias ativas para diversos públicos para o uso consciente das mídias, reconhecendo que o exercício da cidadania hoje em dia passa pela construção de um ambiente digital mais seguro e confiável.

Durante a Semana de Educação Midiática, o projeto se concentrará em cinco tópicos principais:

1. Combate às Fake News e Desinformação: A equipe do Literamídia discutirá como identificar notícias falsas, analisará os impactos na sociedade e compartilhará estratégias para avaliar a confiabilidade das fontes de informação.

2. Prevenção de Golpes Cibernéticos: Serão envolvidos os tipos mais comuns de golpes cibernéticos, incluindo phishing e fraudes online, enquanto serão fornecidas dicas práticas para se proteger contra esses ataques.

3. Uso Responsável de Redes Sociais: A importância de manter uma presença online ética e responsável será explorada, com ênfase em privacidade, segurança e etiqueta digital.

4. Literamídia e Capacidade Crítica: O projeto Literamídia compartilhará seus impactos positivos na comunidade acadêmica, destacando como tem fortalecido a capacidade crítica e aprimorado a compreensão das mensagens midiáticas.

5. Recursos e Ferramentas: Os participantes terão acesso a recursos e ferramentas inovadoras para aprimorar sua educação midiática e alfabetização digital.

A 1ª edição da Semana Brasileira de Educação Midiática é um marco importante na promoção da Educação Midiática em todo o território nacional. O evento faz parte do projeto de formulação da Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM), um compromisso do governo federal para consolidar a Educação Midiática como política pública de Estado.

Além disso, a Semana acontece simultaneamente com o evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week 2023), solidificando a conexão do Brasil com o debate internacional sobre o tema.