Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 10 > Campus JF vai sediar atividades do XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física

Campus JF vai sediar atividades do XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física

Evento acontece entre 8 e 10 de novembro, paralelamente com o III Encontro Mineiro de Ensino de Física.

O Campus Juiz de Fora é um dos Núcleos de Referência que vão sediar o XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXV SNEF) entre 8 e 10 de novembro de 2023. O evento reunirá professores, estudantes e pesquisadores, formando um espaço de aprendizagens e trocas de experiências, relatos, de iniciação à docência e de iniciação à pesquisa.

Sob a organização da Sociedade Brasileira de Física (SBF), o propósito é incentivar a interação, fomentar o aprimoramento do ensino de Física em todas as esferas, examinar pesquisas recentes e abordar tópicos relevantes para a área no Brasil.

No programa, estão agendadas exposições destinadas a facilitar o compartilhamento de experiências entre professores, pesquisadores e estudantes, tanto na educação formal, quanto na não formal. Além disso, algumas atividades visam promover discussões sobre questões relacionadas ao ensino de Física em diversos níveis e formas de ensino.

As atividades no Campus JF vão acontecer no dia 8 de novembro, contemplando comunicações orais, mesas redondas, pôsteres, exposições, lançamento de livros e programação cultural. Todos os detalhes estão disponíveis no site oficial do evento. Lá também estão dispostas informações sobre como participar.

Além do Campus Juiz de Fora, o Simpósio também acontecerá na UFJF e em outros Núcleos de Referência, localizados nas cidades de Manaus-AM, São Luiz-MA, Caruaru-PE, Curitiba-PR, Volta Redonda-RJ, Rio de Janeiro-RJ, Santa Maria-RS.

III Encontro Mineiro de Ensino de Física

Concomitante será realizado o III Encontro Mineiro de Ensino de Física (III EMEFis). Quem estiver inscrito no XXV SNEF automaticamente estará participando também deste evento que trará uma série de atividades que vão desde palestras e discussões,  até homenagens especiais.

Um dos destaques do evento é a mesa redonda intitulada "O ensino de física no estado de Minas Gerais no séc. XXI: dos CBCs à BNCC". A coordenação  ficará a cargo do professor Orlando Gomes de Aguiar Junior, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Uma das homenagens mais aguardadas no encontro é a celebração do centenário da professora Beatriz Alvarenga, também da UFMG. No entanto, ainda não está confirmada a presença da homenageada em Juiz de Fora. O evento será uma oportunidade para celebrar a trajetória e o legado dessa figura fundamental no mundo da Física e do ensino.

A professora Beatriz Alvarenga, uma das personalidades mais respeitadas no campo da Física e da educação no Brasil, é reconhecida por sua contribuição ao ensino. Seu trabalho tem influenciado gerações de estudantes e educadores ao longo de décadas. A UFMG preparou uma página web comemorativa para marcar o seu centenário, que pode ser acessada no seguinte link: Página Comemorativa.