Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 10 > Confira como foi a apresentação dos projetos do Campus JF na Unidade de Inovação Moinho
conteúdo

Pesquisa

Confira como foi a apresentação dos projetos do Campus JF na Unidade de Inovação Moinho

Em comemoração ao dia 19 de outubro, o dia nacional da inovação, vários projetos tecnológicos desenvolvidos por professores e alunos nos laboratórios institucionais foram apresentados para os gestores do setor industrial e da saúde, convidados pelo executivo do Moinho, Arthur Alencar.

O evento organizado pela assessora de inovação, profa. Annik Passos Marôcco, contou com a parceria dos professores lotados nas Engenharias Mecatrônica, Elétrica, Metalurgia, Sistema de Informação, Física e Química. O objetivo do evento foi dar visibilidade aos projetos e professores que desenvolvem pesquisas inovadoras com aplicação direta nos processos gerenciais e operacionais das empresas que compreendem a importância da aplicação da tecnologia no dia a dia empresarial.

Os projetos tecnológicos sob a orientação dos professores foram apresentados aos participantes pelos diversos bolsistas. Dentre alguns dos projetos com foco no setor industrial, uma planta industrial de uma cervejaria que emulou partes de um processo operacional suportado por um sistema supervisório para monitoramento e controle de parâmetros por meio de sensores, atuadores e interface homem-máquina (prof. Thiago Rodrigues Oliveira).

 Outro projeto utilizou dos serviços de Internet das Coisas (IoT) para controlar a temperatura no interior de um recipiente (caixa térmica), um processo de coleta de dados medidos e monitorados para serem acessados e observados de maneira remota. Na sequência, outro projeto utilizando IoT, destinado a pequenos produtores de peixes ornamentais, dispunha de um monitoramento e controle de parâmetros importantes na produção, de modo a torná-la mais eficiente do ponto de vista econômico (prof. Tales Pulinho).

Na eficiência energética um dos projetos demonstrou a substituição de tecnologias obsoletas por equipamentos modernos e eficientes, visando ajustar sistemas de iluminação e climatização, correção do fator de potência de equipamentos e utilização de fontes renováveis de energia (prof. Michael de Oliveira Resende).

Um projeto desenvolveu um protótipo de esteira rolante em pequena escala para simular um processo de classificação de peças, via visão computacional e um sistema de monitoramento e controle de sinais do funcionamento do processo (profa. Sara Del Vecchio e prof. Márcio do Carmo P. B. Rodrigues).

No setor da saúde, um projeto apresentou um braço robótico de bancada para estudos de atuação e controle dos movimentos do braço e mão, via sinal mioelétrico e servo motores. Na gameterapia, um software e sensores em um skate para auxiliar a fisioterapia de pessoas com amputações nos membros inferiores propondo níveis de evolução no jogo a partir dos movimentos realizados no tratamento para melhorar a função articular e muscular e assim melhorar a capacidade do paciente de permanecer em pé, se equilibrar e andar (profa. Silvana Facerolli). Ainda na saúde, alguns projetos da química com o desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas inovadoras sustentáveis, tais como a produção de biocompósitos, fármacos magnéticos e nanopartículas biocompatíveis (profa. Denise Barros de Almeida Barbosa).

Por fim, outros projetos envolveram estudos da física com foco na educação tecnológica como o quadro didático que realiza simulações de ligações elétricas, em série e em paralelo, simula a utilização de uma resistência variável, mostra o funcionamento de um foto-sensor com o uso de corrente alternada, como ainda, faz medições de voltagem e corrente e, demonstra efeitos de indução eletromagnética. O placar eletrônico interativo possui recursos que facilitam a prática do esporte amador tanto para o dono da quadra quanto os jogadores. Ambos projetos também podem ser aplicados no setor industrial a depender da problemática empresarial (prof. Bruno Gonçalves).

Após a exposição dos projetos tecnológicos foram apresentados dois casos de sucesso de interação academia-empresa, uma parceria dos professores da metalurgia com a Acellor Mital e outro com a Nexa (prof. Lecino Caldeira) e, outra parceria em desenvolvimento de projetos tecnológicos em cooperação com a Embrapa (profa. Silvana Facerolli).

Ao término do evento, os diretores sistêmicos de ensino, pesquisa e extensão (prof. Aluíso Oliveira, Alessandro Del´Ducca e Jacqueline Rodrigues Gonçalves da Costa) expressaram que o evento em si demonstrou a importância da missão do IFSudesteMG em desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas aplicadas às demandas da sociedade, visando o desenvolvimento e crescimento econômico-social local e regional.

A organização do evento considerou a importância de outros eventos com esse intuito para que a inovação não fique armazenada nos laboratórios institucionais, mas que seja aplicada de forma eficaz, desencadeando novas pesquisas com aplicações empresariais reais.

 

Texto elaborado pela Assessoria de Inovação e publicado na sua versão original, sem edições.

registrado em: