Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 10 > Outubro Rosa: Unindo esforços na luta contra o câncer de mama

Outubro Rosa: Unindo esforços na luta contra o câncer de mama

Estudantes do Curso Técnico em Secretariado promovem várias ações de conscientização e apoio à comunidade

No Campus Juiz de Fora, uma iniciativa ganha destaque no mês de outubro, marcando uma importante luta contra o câncer de mama. O Projeto Integrador Outubro Rosa, promovido pelo curso Técnico em Secretariado, está de volta, unindo esforços da comunidade acadêmica para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença que afeta tantas vidas.

Iniciado originalmente em 2012, o projeto foi resgatado e renovado sob a nova abordagem do Projeto Integrador. Este, por sua vez, é a peça central do novo Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Secretariado, em vigor a partir de 2022. Seu objetivo principal é promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas ministradas, permitindo que os alunos explorem o tema escolhido sob várias perspectivas.

Para o ano de 2023, o tema do Outubro Rosa se tornou o foco, com o intuito de oferecer acesso à informação sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento eficaz e do apoio às mulheres que enfrentam o câncer de mama. Além disso, o projeto busca envolver ativamente os estudantes de Secretariado em ações de comunicação e mobilização social para conscientizar a comunidade interna e externa sobre a prevenção da doença.

Entre as principais atividades planejadas para celebrar o Outubro Rosa deste ano está a entrega de laços rosa de lapela e a arrecadação de doações de leite e lenços de cabeça. As doações serão recebidas em um posto montado no hall de entrada do Campus JF e no segundo andar do Bloco N, das 08h às 20h.

Um painel será montado na portaria principal para que a comunidade possa tirar fotos e se engajar na campanha. Além disso, haverá o “Dia do Rosa”, às quartas-feiras de outubro, especificamente os dias 11, 18 e 25, quando a comunidade será concidadã a vestir uma peça de roupa em tom de rosa, demonstrando sua adesão à campanha.

Vale lembrar que todas as doações serão destinadas às pacientes da ASCOMCER e do Hospital 9 de Julho. Os lenços, elegantes e versáteis, têm o propósito de elevar a autoestima das mulheres que enfrentam o câncer. O Projeto Integrador Outubro Rosa no Campus Juiz de Fora conta com a parceria do Centro Acadêmico de Sistemas de Informação (CASI) e do Diretório Acadêmico das Engenharias. Além das atividades já mencionadas, estão previstas uma Roda de Conversa e uma Palestra, ainda sem datas confirmadas.

Participar e apoiar o projeto não apenas contribui para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz do câncer de mama, mas também promove o senso de pertencimento à comunidade e a conexão entre pessoas e causas, beneficiando tanto a comunidade, quanto os estudantes do curso técnico em Secretariado. É uma oportunidade de unir esforços em prol de uma causa tão nobre como a luta contra o câncer de mama.