Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 10 > Professora apresenta desafios de Juiz de Fora em evento nacional de mobilidade urbana
conteúdo

Geral

Professora apresenta desafios de Juiz de Fora em evento nacional de mobilidade urbana

Sheila Menini, do Núcleo de Transporte Rodoviário, ressalta a necessidade de revisão dos planos de mobilidade urbana nas cidades brasileiras.

No recente Arena ANTP 2023 - Congresso de Mobilidade Urbana, realizado no Transamérica Expo Center em São Paulo, a professora Sheila Menini, do Núcleo de Transporte Rodoviário do Campus JF, trouxe luz aos desafios enfrentados por Juiz de Fora no trabalho intitulado "A mobilidade urbana em cidades de médio porte: o caso de Juiz de Fora/MG". A apresentação abordou não apenas a situação atual, mas também a importância da revisão constante dos referenciais que tratam dos Planos de Mobilidade Urbana nas cidades do Brasil.

Em sua apresentação, ela traçou um breve histórico das bases legais da temática e ressaltou a necessidade de revisão constante, enfatizando as peculiaridades das cidades de médio porte. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Juiz de Fora foi apresentado por meio de seus eixos temáticos, fornecendo insights sobre como as políticas podem ser adaptadas para enfrentar os desafios específicos da cidade.

Menini também abordou o impacto da pandemia da Covid-19, destacando como a crise de saúde pública afetou o planejamento e a execução das políticas de transporte na cidade e em todo o país. Sua apresentação provocou discussões e ressaltou a importância de abordar a mobilidade urbana de forma adaptativa e considerar fatores externos imprevisíveis.

A ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) foi fundada em 1977. No ano seguinte promoveu o "Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos" na cidade do Rio de Janeiro, com periodicidade bienal.  Com o tempo, o evento evoluiu e ganhou renome, passando a ser chamado "Congresso Nacional de Transportes Públicos" na 4ª edição de 1983, e "Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito" na 12ª edição de 1999.

No entanto, em 2019, a ANTP promoveu uma mudança de formato, combinando conferências técnicas, apresentações de comunicações técnicas e uma feira de expositores em um único ambiente. Em colaboração com a OTM Editora, o evento foi então renomeado como "Arena ANTP 2019 - Congresso de Mobilidade Urbana". O sucesso do novo formato levou à continuação dessa abordagem inovadora em 2023, marcando a 22ª edição do congresso bianual.

registrado em: