Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 10 > Servidor do Campus JF publica artigo em revista internacional abordando as contradições discursivas sobre a mulher no cenário político brasileiro

Destaque

O trabalho tem autoria do jornalista Pedro Farnese e traça um panorama semiótico das representações midiáticas do público feminino durante campanha de vacinação contra a Covid-19.

No âmbito da tumultuada paisagem política e midiática brasileira, a representação feminina em discursos governamentais assume um papel central. O artigo acadêmico "As contradições discursivas sobre a mulher no contexto político brasileiro" , de autoria do jornalista do Campus JF, Pedro Farnese, lançou um olhar crítico sobre as mensagens simbólicas que permearam as reportagens publicadas nos sites governamentais de cinco estados do Brasil durante as fases iniciais da vacinação contra a COVID-19.

Este estudo, publicado na revista acadêmica "Ámbitos"(qualis A2), da Universidad de Sevilla na Espanha, investigou as questões de gênero e raça, considerando o contexto em que o Brasil enfrenta alarmantes índices de feminicídio, conforme apontado pelo recente levantamento do "Atlas da Violência". Em uma época marcada por profundos dilemas sociais e políticos, a análise lança luz sobre as contradições evidentes entre as imagens e os discursos criados pelos órgãos governamentais e a realidade vivida pelas mulheres nas localidades em questão.

A pesquisa se baseou em conceitos da semiótica discursiva, plástica e figurativa de Algirdas Julien Greimas, identificando elementos disfóricos nas representações que buscam posicionar a mulher no "centro" dos discursos políticos e midiáticos. No entanto, ao mesmo tempo, a efetividade das políticas públicas voltadas a este segmento parece ineficiente, o que levanta a percepção de um "Estado Ausente".

Nesse sentido, as polifonias identificadas neste estudo apontam para as fragilidades e contradições que permeiam os discursos dos agentes políticos, usados como "oportunidades" em dinâmicas sociais, como a pandemia de Covid-19, para traçar estratégias de comunicação e construir imagens.

O estudo nos convida a refletir sobre como a retórica política e midiática pode ser um instrumento poderoso na criação e manipulação de imagens, destacando a importância crítica de se confrontar as contradições entre o “mundo encenado” nos discursos políticos e o “mundo real” evidenciado pela população. É um alerta oportuno para a necessidade de políticas públicas eficazes que reflitam e promovam a igualdade de gênero, particularmente em um contexto em que as vidas das mulheres estão em risco.

O trabalho foi produzido no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP) e contou com as coautorias da jornalista Janete Monteiro, da professora Carla Montuori Fernandes e do professor Paolo Demuru.

Clique aqui e acesse o artigo completo.