Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Abril 2024 > Estudante do Campus JF conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica

Caio Borges Arantes dos Santos surpreende ao alcançar o pódio em uma competição que despertou sua paixão pela tecnologia durante os estudos de Eletrotécnica.

Na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o estudante Caio Borges Arantes dos Santos, então cursando o terceiro ano de Eletrotécnica integrado no Campus Juiz de Fora, conquistou medalha de bronze. Embora as provas tenham ocorrido no ano anterior, a premiação chegou apenas neste mês.

Caio relata que sua jornada na OBR teve início com sua participação no projeto de Treinamento Profissional em Robótica Móvel, coordenado pela professora Gabriela Lígia Reis, do Núcleo de Eletricidade, e pelo professor Thiago da Silva Castro, do Núcleo de Eletrônica e Automação. A iniciativa proporcionou uma imersão na área, despertando seu interesse e ampliando sua visão para novos horizontes tecnológicos. "As atividades despertaram meu interesse pela área e abriram minha visão para contextos que desconhecia. Isso fez com que eu não tivesse muita pretensão ao realizar as provas, por ter tido pouco contato com o assunto até então, por isso fiquei surpreso com o resultado", comenta o estudante.

Atualmente, Caio está cursando Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e reconhece que seu contato com a robótica durante o ensino médio o fez enxergar novas oportunidades que podem complementar sua formação profissional.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma iniciativa pública, sem fins lucrativos, suportada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Seu objetivo é popularizar e difundir a ciência e a tecnologia entre os jovens, tendo a robótica como tema central.

A modalidade teórica da OBR para o nível médio é composta por duas fases, nas quais são aplicadas provas teóricas envolvendo conhecimentos de diversas áreas, como português, matemática, física, inglês, química e biologia, todos contextualizados na robótica.

Sobre o projeto de Treinamento Profissional

O projeto de Treinamento Profissional em Robótica Móvel proporciona não apenas o aprendizado técnico, mas também oportunidades de extensão e compartilhamento de conhecimento. Os alunos, incluindo Caio, puderam atuar como monitores em diversas atividades, como o "Minicurso de robótica: Explorando novas tecnologias na educação para alunos do ensino fundamental", beneficiando aproximadamente 40 estudantes de nível fundamental da Escola Estadual Professor Quesnel.

Além disso, os robôs montados e programados durante o treinamento foram exibidos em eventos como o "IF de Portas Abertas", proporcionando à comunidade externa um contato direto com a tecnologia e incentivando o interesse por ingressar no Campus Juiz de Fora ou estabelecer parcerias com a instituição.