Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Abril 2024 > Pesquisas nas áreas de indústria e saúde impulsionam inovação e empreendedorismo no Campus JF

Destaque

Laboratório Conectalab concentra vários estudos que vão desde o desenvolvimento de braços robóticos à elaboração jogos sérios para a saúde, uma abordagem que utiliza a gameterapia para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Nos corredores do Blobo B do Campus JF, pesquisadores, estudantes e servidores unem forças em prol de avanços significativos nas áreas de indústria e saúde. É no Laboratório Conectalab que uma atmosfera de criatividade e dedicação impulsiona projetos de vanguarda, marcados pelo engajamento em ações de inovação e empreendedorismo.

Sob a coordenação das professoras Silvana Faceroli e Sara Del Vecchio e dos professores Márcio do Carmo Rodrigues, Thiago Oliveira, Tales Pulinho Ramos e Michal de Oliveira Resende, o Conectalab tornou-se um epicentro de pesquisa e desenvolvimento. No local, a interdisciplinaridade é um dos pilares, congregando alunos dos cursos superiores de Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação, além dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica e Eletromecânica.

No segmento industrial, iniciativas visionárias ganham forma. Entre elas, destaca-se o Projeto Planta Cervejeira, que visa otimizar o processo de fabricação de cerveja através de um sistema supervisório. Da mesma forma, o Projeto Caixa Térmica concentra esforços na regulação precisa da temperatura em recipientes, utilizando tecnologia de Internet das Coisas (IoT). Já o Projeto Piscicultura Ornamental almeja incrementar a eficiência econômica na produção de peixes ornamentais, com auxílio de ferramentas baseadas em IoT.

No âmbito da eficiência energética, o laboratório empreende esforços para reduzir o consumo de energia sem comprometer o serviço oferecido. Iniciativas como o desenvolvimento de uma esteira rolante para classificação de peças e um braço robótico de bancada, visando estudos dos movimentos de braço e mão, demonstram o compromisso com a inovação e a excelência técnica.

No setor da saúde, os esforços convergem para o desenvolvimento de tecnologias que impactam diretamente o bem-estar e a qualidade de vida. Destaque para o Projeto de Desenvolvimento de Jogos Sérios para Gameterapia, que visa utilizar jogos virtuais como ferramenta de reabilitação e entretenimento. Além disso, o Projeto de Visão Computacional direciona-se para aprimorar sistemas de classificação, detecção e contagem em diversas áreas, incluindo análise de imagens médicas e identificação de defeitos de fabricação.

Quer saber mais sobre os projetos desenvolvidos no ConectaLab? Confirma abaixo depoimentos que os professores e as professoras gravaram para o Simpósio de Pesquisa e Inovação do campus Juiz de Fora:

Desenvolvimento de um jogo sério em Unity embarcado em Raspberry Pi

Profa. Silvana Faceroli

Avaliação da Utilização do Software Connectome Workbench em Análises de Imagens Médicas

Profa. Silvana Faceroli

Desenvolvimento de ferramentas baseadas em visão computacional

Profa. Silvana Faceroli

Desenvolvimento de um supervisório de grandezas elétricas para gerenciamento de energia elétrica

Prof. Tales Pulinho Ramos

Projeto de dispositivo base para aplicações em IoT

Prof. Thiago Oliveira

Sistema de monitoramento do consumo de energia