Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Fevereiro 2024 > Volta às aulas 2024: Guia de boas-vindas para calouros e veteranos do Campus JF
conteúdo

Destaque

Volta às aulas 2024: Guia de boas-vindas para calouros e veteranos do Campus JF

As aulas do primeiro semestre começam no dia 20 de fevereiro. Reunimos as informações básicas para que os estudantes possam se ambientar e aproveitar ao máximo todas as oportunidades que a instituição oferece.

O Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG inicia o ano letivo 2024 a partir do dia 20 de fevereiro com o início das aulas do primeiro semestre. Para os calouros e as calouras que vão iniciar essa jornada, reunimos informações cruciais para que possam se ambientar e aproveitar plenamente as oportunidades oferecidas.

Primeiramente é importante saber que nossa estrutura é dividida em blocos e cada um deles reúne determinada área do conhecimento. Por exemplo, o Bloco F é onde estão os laboratórios e salas da Metalurgia. O “coração” do Campus JF fica no pentágono, um espaço que será bastante frequentado por todos.

E não se preocupe em se perder com tantos prédios. Todos os espaços estão sinalizados e placas de sinalização vão te direcionar.

 

AULAS

No Campus Juiz de Fora, as turmas não possuem uma sala específica. Na grade de horário de cada curso está especificada a sala onde o professor estará a postos para ministrar sua aula. Desse modo, o deslocamento é feito pelos estudantes e muitas vezes o caminho é longo de um bloco ao outro. Então, ao ouvir o sino tocar, dirija-se imediatamente para o local da próxima aula.

Vamos dar um exemplo: as aulas de Matemática normalmente acontecem no Bloco A. Então, na sua grade horária pode aparecer a localização A-107. Isso significa que você deve se dirigir ao Bloco A, na sala 107 que fica no primeiro andar.

Os horários das aulas serão informados no primeiro dia, durante o encontro que os alunos terão com seus respectivos coordenadores de curso. As atividades funcionam em três turnos. De manhã, das 07h às 12h15; à tarde, das 13h30 às 18h, e à noite, das 18:30h às 22h40.

 

COMO CHEGAR ATÉ O CAMPUS

O Campus Juiz de Fora fica localizado no bairro Fábrica, Rua Bernardo Mascarenhas nº 1283.

Para chegar até aqui a partir do transporte urbano existem linhas diretas que saem da UFJF, do Centro e linhas alternativas que saem da Zona Norte da cidade e param na entrada do Instituto ou próximo ao Terminal Rodoviário, com exceção da linha direta 755 - Zona Norte/UFJF.

Clique aqui para conferir a lista de ônibus que atendem ao Campus JF.

Novos alunos deverão chegar ao Campus no horário de recepção de suas respectivas turmas (horários disponíveis no final da matéria). Para os veteranos, as aulas acontecem normalmente, de acordo com os horários que estão disponíveis no SIGAA.

 SIGLAS

A gente sabe que o brasileiro gosta de uma sigla e é claro que temos as nossas aqui no Campus Juiz de Fora. São muitas e você ficará perdido num primeiro momento até assimilar tudo. Para início de conversa e facilitar seus primeiros passos por aqui, vamos te contar como cada curso é identificado.

Primeiro fique ligado:  INT significa curso integrado, MOD significa curso modular e SUP são os cursos de graduação.

 

 

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

O Campus Juiz de Fora dispõe de um Restaurante Universitário que oferece de segunda a sexta um cardápio variado e balanceado para os estudantes. O valor da refeição é de R$2 e você pode adquirir os tickets de acesso na portaria do Restaurante que fica no andar térreo do Bloco Administrativo, logo na entrada da portaria da Rua Bernardo Mascarenhas.

O almoço é servido das 11h às 13h30 e o jantar das 17:30h às 19h. As refeições da semana são atualizadas todas as segundas-feiras em nosso Instagram (@ifsudestemgjf), no destaque Cardápio.

 

O QUE É SIGAA?

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é uma plataforma utilizada pelo Campus Juiz de Fora que agrupa informações de ensino, pesquisa e extensão. Ele oferece ao estudante acesso a dados importantes para sua formação, como a consulta de notas, a possibilidade de emitir o histórico escolar e a declaração de matrícula, além de ser o espaço no qual os estudantes dos cursos técnicos modulares e da graduação matriculam-se nas disciplinas ofertadas.

 

Número de Matrícula

Para se cadastrar no SIGAA, é necessário que o aluno conheça seu número de matrícula. Este pode ser encontrado nos sites de cada curso. Seu acesso se dá através do site do Campus Juiz de Fora. Procure na aba lateral pela modalidade do curso no qual está matriculado (técnico, graduação ou pós-graduação). Uma página será aberta com todas as opções de cursos oferecidos, cada link direciona para seu site específico.

Quando entrar neste site, vá até a aba superior e clique em “Ensino”, e em seguida, em “Alunos Ativos”. Essa é a página que trará a listagem de todos os alunos com seus nomes e números de matrícula.

Caso não encontre seu número de matrícula no site, entre em contato com o e-mail cgara.jf@ifsudestemg.edu.br, com assunto "Número de matrícula", enviando seu nome, modalidade e curso.

 

Cadastro no SIGAA

O cadastro no SIGAA pode ser feito através deste link. Na tela que se abre, preencha os campos solicitados. Caso tenha dúvidas, acesse esse tutorial em vídeo.

Após a inserção de todos os dados, clique em “Cadastrar”. Caso esteja tudo certo, será exibida uma mensagem de sucesso do procedimento. A partir disso, o aluno já tem acesso ao SIGAA. Basta fazer seu login informando o nome de usuário e senha cadastrados.

A partir do segundo módulo/período, a matrícula nas disciplinas dos cursos técnicos modulares e da graduação é realizada pelos próprios alunos. Para os alunos do técnico integrado, a matrícula é realizada automaticamente a cada ano pelos departamentos de ensino. 

Resumimos nesta matéria as informações mais importantes para o seu primeiro dia no Campus, porém, em nossa seção de Documentos Úteis encontrará outros esclarecimentos que serão úteis daqui até o dia da sua formação. Não deixe de seguir nosso perfil no Instagram, por lá você ficará por dentro das oportunidades e tudo o que acontece no Campus Juiz de Fora. 

 

BIBLIOTECA

A Biblioteca do Campus Juiz de Fora está estrategicamente situada no primeiro andar do Bloco E, sendo um ponto crucial para enriquecer sua jornada acadêmica. Este espaço oferece acesso a um vasto acervo, ideal para ampliar seus conhecimentos nas diversas áreas do saber. Além disso, você encontrará uma seleção de obras clássicas da literatura, bem como uma variedade de opções de leitura para satisfazer todos os gostos e interesses.

O setor conta com um sistema próprio para empréstimos, por isso, servidores estão à disposição para cadastrar os estudantes e orientar sobre os procedimentos de empréstimos. No local também é composto por salas de estudos individuais, salas em grupo e um Infocentro com computadores modernos e acesso a internet.

 

INTERNET

O Campus Juiz de Fora oferece conexão Wi-Fi em todos os seus espaços. Essa iniciativa visa proporcionar acesso à internet de alta velocidade em locais como salas de aula, biblioteca, áreas de convivência e até mesmo nos espaços ao ar livre, facilitando assim a realização de pesquisas, estudos colaborativos e interações online.

Com essa ampla cobertura de rede sem fio, o campus promove um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento acadêmico, incentivando o uso responsável e produtivo da tecnologia como uma ferramenta educacional essencial. A rede e a senha de acesso estão disponíveis nos murais espalhados pelo Campus.

 

COMO SERÁ O PRIMEIRO DIA DE AULA

Para os calouros, o primeiro dia de aulas será dedicado ao acolhimento e esclarecimento das principais dúvidas ao início do ano letivo, como uniformes, livros didáticos - no primeiro dia não é necessário utilizar uniformes ou levar materiais específicos. Confira os horários de recepção:  

20/02 - Terça-feira

7h - Desenvolvimento de Sistemas (Integrado); Edificações (Integrado); Eletrotécnica (Integrado); Eletromecânica (Integrado);

9h - Mecânica (Integrado); Meio Ambiente (Integrado); Metalurgia (Integrado);

11h - Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação

13h30 - Eventos (Concomitante/Subsequente)

18h30 - Edificações (Concomitante/Subsequente); Eletromecânica (Concomitante/Subsequente); Eletrotécnica (Concomitante/Subsequente), Secretariado (Integrado); Transações Imobiliárias (Subsequente); Metalurgia (Concomitante/Subsequente); Transporte Rodoviário (Concomitante/Subsequente)

21/02 - Quarta-feira

18h30 - Engenharia Metalúrgica, Licenciatura em Física; Licenciatura Matemática; Tecnologia em Design de Interiores

 

Seja bem-vindo(a)!

 

registrado em: ,