Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Março 2024 > Atenção estudantes dos cursos integrados: inscrevam-se para competições de Astronomia e Foguetes

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MBFOG) serão realizadas em breve.

O Campus Juiz de Fora incentiva a participação de alunos e alunas dos cursos técnicos integrados em duas importantes competições: a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MBFOG). Esses eventos representam oportunidades para os estudantes interessados explorarem novos conhecimentos e habilidades em áreas relacionadas à ciência espacial.

A OBA, realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), é destinada a alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio. Seu objetivo principal é fomentar o interesse pela Astronomia, proporcionando uma experiência lúdica e educativa que envolve estudantes, professores e instituições de todo o país. A competição busca promover o aprendizado e a troca de conhecimentos nessa área da ciência.

Já a Mostra Brasileira de Foguetes (MBFOG), organizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é uma oportunidade para os alunos explorarem os princípios da Astronáutica, Física e Foguetes. Assim como a OBA, a MBFOG visa incentivar o interesse dos jovens por esses temas, promovendo a aprendizagem de maneira lúdica e cooperativa. Os participantes têm a chance de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, projetando e lançando foguetes em um ambiente desafiador e estimulante.

Os alunos dos cursos técnicos integrados podem se inscrever nessas competições até o dia 10 de abril pelo formulário eletrônico. As provas serão realizadas de forma presencial, sendo a OBA no dia 17/05, das 13h às 16h, na sede do Campus JF, e a MBFOG em data a ser informada oportunamente.

Participar dessas competições não apenas proporciona uma experiência enriquecedora para os estudantes, mas também pode abrir portas para futuras oportunidades acadêmicas e profissionais. Os interessados podem obter mais informações nos sites oficiais da OBA e da MBFOG, e contar com o apoio e incentivo do Campus Juiz de Fora nessa jornada de descoberta e aprendizado, através do professor Wagner Seabra, do Núcleo de Física.