Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Março 2024 > Contra o assédio e à violência: Campus JF implementa Rede de Acolhimento

Contra o assédio e à violência: Campus JF implementa Rede de Acolhimento

Equipe é composta por quatro servidoras técnicas-administrativas trabalharão em uma perspectiva ampliada, prestando atendimento a toda comunidade acadêmica de forma sigilosa.

Em consonância com a Política de Prevenção e Combate ao Assédio e Violência do IF Sudeste MG (Resolução Consu 20/2023, de 14 de julho de 2023), o Campus Juiz de Fora anuncia a implementação da Rede de Acolhimento. Esta iniciativa surge para dar visibilidade e tratamento adequado às questões de assédio e violência, historicamente naturalizadas.

A equipe, composta pelas servidoras técnicas-administrativas Cristiane Elvira de Assis Oliveira (pedagoga), Edilaine Friaça (assistente social), Vania Marcia de Paula (bibliotecária) e Vanessa Zanetti de Bem Quintão (psicóloga), trabalhará em uma perspectiva ampliada, prestando atendimento a toda comunidade acadêmica. Isso inclui servidores, estudantes, seus responsáveis, estagiários, trabalhadores terceirizados e fornecedores, no acolhimento de demandas relacionadas ao assédio e violência psicológica, racial, sexual, de gênero, por orientação sexual e religiosa, além de bullying e intimidação. O objetivo primordial é oferecer acolhimento, orientação e suporte emocional a todos os envolvidos nas denúncias, preservando suas identidades e o sigilo das informações.

Segundo Vanessa Quintão, “a criação da Rede de Acolhimento representa um avanço significativo na abordagem e no tratamento das questões de assédio e violência em nosso ambiente acadêmico. Estamos comprometidas em oferecer um espaço seguro e acolhedor para aqueles que enfrentam essas situações, garantindo o respeito à sua privacidade e confidencialidade."

A Rede de Acolhimento proporcionará um canal anônimo e sigiloso para o recebimento e encaminhamento das denúncias, o que é crucial para que toda comunidade acadêmica saiba que essa temática terá tratamento diferenciado no Campus JF. Espera-se que o trabalho desta rede traga mais visibilidade a essa problemática, fornecendo um ambiente seguro e de apoio para os envolvidos, que muitas vezes evitam denunciar por medo de exposição, julgamento ou retaliação no ambiente institucional.

O primeiro sinal de alerta para possíveis casos de assédio ou violência é o baixo desempenho acadêmico, ausência ou pouca participação nas aulas. Nestes casos, os estudantes são convidados para atendimento, investigando-se a origem das dificuldades apresentadas. Muitas vezes, o suporte de orientação de estudos e reestruturação de rotinas é necessário, sendo que o desgaste emocional pode ser produto de um processo que tem trazido angústia e sentimentos de insuficiência.

A comunidade acadêmica pode procurar por uma das servidoras que compõem a Rede de Acolhimento, presencialmente em seus respectivos setores de atuação ou através de email, que será disponibilizado em breve.