Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Março 2024 > Parceria entre Campus JF e Clube Cascatinha impulsiona projeto de eficiência energética

Destaque

Iniciativa do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Energias Renováveis (Greener) visa otimizar gestão elétrica das instalações do clube, promovendo desenvolvimento sustentável na região.

Uma colaboração estabelecida entre o Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG e o Country Clube Cascatinha abrirá caminho para a implementação de ações voltadas à eficiência energética. A proposta tem caráter extensionista e é resultado de uma parceria estratégica capitaneada pelo Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Energias Renováveis (Greener) formado por servidores dos Núcleos de Eletricidade e Eletrônica e estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecatrônica.

O objetivo é realizar um diagnóstico abrangente das instalações elétricas do Country Clube Cascatinha, com vistas a otimizar sua gestão energética. Entre os resultados esperados, destaca-se a elaboração de um relatório técnico que subsidiará a implementação de ações gerenciais focadas em eficiência energética. Além disso, o projeto visa o aprimoramento dos conhecimentos teóricos e práticos dos servidores envolvidos, bem como a capacitação dos alunos para atuação na área de Eficiência Energética.

Com previsão de conclusão até o final de 2024, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar composta por professores do núcleo de Eletricidade e Eletrônica do Campus JF (Isabela Miranda, Leandro Riani, Michael de Oliveira, Tales Ramos, Wellington Carlos, Cláudio Roberto, Márcio do Carmo, Rodrigo Arruda e Thiago Oliveira), bem como alunos dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecatrônica. Adicionalmente, o Diretor de Patrimônio e Planejamento do clube e dois funcionários também integram o time, colaborando ativamente nas atividades desenvolvidas.

É importante ressaltar que esta iniciativa marca o primeiro projeto de extensão do grupo de pesquisa Greener, recentemente registrado no CNPq. Fundado pelos professores envolvidos, o grupo demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da região de Juiz de Fora, promovendo a disseminação da cultura do uso consciente de energia elétrica e contribuindo para um futuro mais sustentável.