Destaque
Abertura da Sala Viva marca novo espaço de convivência para os colaboradores do Campus Juiz de Fora
O Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG abriu, nesta terça-feira, 9 de dezembro, a Sala Viva, um espaço criado para fortalecer a convivência e o bem-estar entre técnicos administrativos, docentes e terceirizados.
A coordenadora do projeto, professora Roberta Calvano, destacou que a iniciativa surgiu da necessidade de criar oportunidades reais de integração. “A palavra é pertencimento. A gente precisa conhecer o lugar para pertencer a ele. Sentimos falta de um espaço onde possamos simplesmente conversar. Não é um lugar de trabalho, é um lugar no trabalho”, afirmou.
Localizada entre os Blocos N e K, a Sala Viva foi pensada como um ambiente de passagem e encontro nos três turnos do campus. A proposta é oferecer um local de interação diária, desconexão do celular e conversa entre colegas, reforçando vínculos e valorizando a comunidade de trabalho.
A inauguração da Sala Viva também refletiu expectativas positivas entre servidores de diferentes setores do campus. Para o professor Farley Francisco, a iniciativa atende a uma demanda antiga por espaços que promovam o encontro e a convivência. “Cada núcleo tem sua sala, mas há uma necessidade de interagir mais e criar essa relação de comunidade entre os diferentes setores de trabalho”, afirmou, destacando que muitas vezes não há oportunidade de conhecer colegas de outras áreas.
Já Miguel Lúcio Araújo, vigia terceirizado, ressaltou o impacto do espaço no cotidiano de trabalho: “Ficou muito bacana, uma área bem tranquila para encontrar uns amigos e distrair um pouquinho.” Para ele, a Sala Viva oferece um momento de respiro durante a rotina: “Dá para respirar melhor… ficou muito bom.”
O espaço deve receber ações contínuas de convivência, como a construção coletiva. A Direção convida todos servidores a visitar e utilizar a Sala Viva em seu dia a dia no Campus Juiz de Fora para a construção de um ambiente de trabalho mais dinâmico, harmonioso e vivo.





