Geral
Coworking Me Conecta passa a atuar como aceleradora de negócios no Campus JF
O projeto de extensão Coworking Me Conecta, desenvolvido no Campus Juiz de Fora, passou a atuar como uma aceleradora de negócios. A nova classificação foi adotada a partir dos resultados obtidos com a conclusão da 5ª turma do projeto no final de julho, que já capacitou 60 mulheres empreendedoras desde 2023.
A atuação do projeto inclui mentorias voltadas para o redesenho de modelos de negócios, validação de MVPs (produtos mínimos viáveis) e apoio à inserção de empreendimentos no mercado, com foco em estratégias de crescimento e escalabilidade. O novo posicionamento foi apresentado por Norimar de Melo Verticchio, analista da Assistência Técnica da Inovação (Assistec Inova), durante oficina realizada em parceria com o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec) do IF Sudeste MG.
Entre as mudanças implementadas pelas participantes estão: redefinição de estratégias de mercado, desenvolvimento de competências empreendedoras, implantação do ciclo PDCA (planejar, fazer, verificar e agir), pesquisa de público-alvo, criação de logomarcas, revisão de embalagens e reestruturação da comunicação digital.
Para a coordenadora do projeto, professora Annik Passos Marôcco, o reposicionamento como aceleradora amplia a contribuição do Campus para o ecossistema de inovação, com impactos diretos no fortalecimento de pequenos negócios conduzidos por empreendedoras locais.




