Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2025 > Maio 2025 > Portuguito: Aplicativo desenvolvido no Campus JF aposta na gamificação para melhorar o ensino da Língua Portuguesa
conteúdo

Geral

Portuguito: Aplicativo desenvolvido no Campus JF aposta na gamificação para melhorar o ensino da Língua Portuguesa

Projeto cria uma ferramenta digital voltada a alunos da educação básica com foco em leitura, escrita e interpretação de texto.

O baixo desempenho dos alunos em Língua Portuguesa nas escolas públicas, intensificado após a pandemia, motivou a criação do Portuguito, um aplicativo educacional desenvolvido por um projeto de extensão no Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG. Voltado para o ensino da língua materna por meio da tecnologia e da gamificação, o app é fruto da colaboração entre os núcleos de Português e Informática, sob coordenação da professora Patrícia Botelho e coorientação da professora Ana Cláudia Martins.

“O Portuguito nasceu da necessidade de tornar o aprendizado da Língua Portuguesa mais acessível e interessante para os alunos, especialmente diante das dificuldades acentuadas após a pandemia”, explicou Patrícia. “Muitos estudantes apresentavam problemas com leitura, escrita e interpretação de texto, e vimos nos recursos digitais uma oportunidade de mudar esse cenário.”

O aplicativo conta com atividades autorais baseadas em descritores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando elementos de gamificação para aliar ensino e diversão. “Nosso objetivo foi desenvolver um jogo que fosse, ao mesmo tempo, pedagógico e lúdico, com uma interface amigável, intuitiva e acessível para as crianças”, destaca a coordenadora. Além disso, o app oferece um perfil exclusivo para professores, com relatórios de progresso, personalização de questões e especificações sobre o perfil dos alunos.

A proposta é transformar o aprendizado em uma experiência mais leve e atrativa. “A interatividade e os jogos motivam os estudantes, além de permitirem acesso em qualquer lugar com conexão à internet”, afirma Patrícia. O aplicativo foi pensado para se adaptar ao ritmo e nível de cada aluno, com textos curtos e variados em gênero e tipo, promovendo um aprendizado mais inclusivo e flexível.

Atualmente disponível para dispositivos Android, o Portuguito já está sendo apresentado às escolas públicas de Juiz de Fora. A equipe do projeto iniciou a distribuição do material pedagógico e a oferta de treinamentos para professores e coordenadores. “Queremos ouvir o retorno das escolas para melhorar o app continuamente”, explicou a professora. A colaboradora externa do projeto, Joseani Adalemar Netto já utiliza o aplicativo nas escolas que leciona, na cidade de  Santos Dumont, e os feedbacks recebidos proporcionam aprimoramentos constantes na ferramenta.

A expectativa da equipe é ambiciosa: contribuir para a melhoria da aprendizagem da Língua Portuguesa em escolas públicas, promovendo autonomia dos alunos e ampliando o acesso a recursos didáticos de qualidade. “Esperamos desenvolver habilidades como interpretação, gramática e vocabulário, mas também queremos reduzir desigualdades e oferecer aos professores uma nova ferramenta para complementar suas aulas”, conclui Patrícia Botelho.

Acompanhe a página oficial do projeto nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: https://www.instagram.com/portuguitobr/

registrado em: