Destaque
Semana “Re-territorializando: O Instituto também é nosso” promove reflexão sobre identidade e pertencimento
O Campus Juiz de Fora realizará, entre os dias 24 e 28 de novembro, a Semana "Re-territorializando: O Instituto também é nosso", uma iniciativa conjunta do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Grêmio Estudantil Técnico Secundarista (Gets). O evento tem como objetivo promover reflexões sobre a luta e as contribuições das pessoas negras em diferentes áreas, como cultura, educação, ciência, empreendedorismo e arte.
A programação contará com palestras, rodas de conversa, saraus, batalhas de rima, apresentações culturais e outras atividades que reforçam o papel do Instituto como espaço de pertencimento, diversidade e transformação social.
A palestra de abertura, “Territorialidade”, será realizada na segunda-feira (24/11), às 9h45, no Bloco Administrativo, com Maria Luiza Marcelino, representante do Quilombo Namastê, que abordará a ressignificação dos espaços acadêmicos e a trajetória da comunidade quilombola. Já na sexta-feira (28/11), às 9h45, no auditório do Bloco A, a professora Natália Salles (UFJF) ministrará a palestra “Cidadania Negra”, discutindo os desafios da inclusão racial no contexto jurídico e social brasileiro.
Durante a semana, haverá também rodas de conversa, saraus, batalhas de rima, exibições culturais e o ensaio aberto do grupo Muvuka (a confirmar).
As inscrições podem ser realizadas pela plataforma Even3, e a programação completa será divulgada no perfil do NEABI no Instagram: @neabi.jf.
O evento é aberto à comunidade e conta com o apoio dos servidores, estudantes e colaboradores externos do Campus Juiz de Fora.




