Ensino
Projeto “Corpo e Mente” fortalece promoção da saúde no Campus Juiz de Fora
O Setembro Amarelo chama a atenção para a importância da promoção do cuidado em saúde mental. No ambiente laboral, o tema ganha destaque com iniciativas que buscam integrar bem-estar psicológico e qualidade de vida no trabalho. No Campus Juiz de Fora, o projeto “Corpo e Mente” atua nesse sentido, oferecendo atividades de apoio físico e psicológico voltadas a servidores e terceirizados.
A iniciativa surgiu a partir do estudo “Perfil de saúde e qualidade de vida no trabalho dos Servidores do IF Sudeste MG” e segue orientações da Organização Mundial da Saúde para ambientes laborais saudáveis. De acordo com a psicóloga Regina Céli, que integra o projeto como colaboradora externa, o objetivo é ampliar a compreensão de saúde no ambiente profissional, promovendo práticas que contemplem tanto a dimensão física, quanto a mental.
As atividades acontecem em diferentes formatos. Os participantes podem aderir a intervenções de ginástica e alongamento no próprio ambiente de trabalho. Há também atendimentos fisioterapêuticos, realizados todas as quartas-feiras, de forma remota, pelo aplicativo Zoom. Além disso, o projeto oferece acompanhamento psicológico individual, em sala localizada no bloco J, próxima à quadra, com possibilidade de atendimento remoto, conforme a necessidade do servidor.
Além da profissional de psicologia, a equipe multidisciplinar é formada pela estudante bolsista Cristiane Ferreira, pela fisioterapeuta e graduanda em Educação Física Hérica Pasqualini. “Queremos criar um espaço acessível, em que o servidor saiba que pode buscar apoio quando precisar”, acrescenta Regina.
A psicóloga ressalta que a iniciativa está em consonância com a Lei nº 14.681/2023, que estabelece a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Entre os desafios enfrentados, ela aponta a resistência cultural em relação à saúde mental, a escassez de tempo e a necessidade de maior investimento em recursos. “É preciso superar barreiras para que o cuidado com o bem-estar seja realmente incorporado ao cotidiano laboral”, afirma.
Ao integrar-se à campanha Setembro Amarelo, o projeto reforça a importância de iniciativas institucionais na promoção da saúde mental. Servidores e terceirizados podem participar das atividades e agendar atendimentos psicológicos pelo telefone ou WhatsApp (32) 3029-0965.




