Destaque
IV Semana do Meio Ambiente debate soluções sustentáveis para Juiz de Fora
O Campus Juiz de Fora promove, entre os dias 1º e 3 de junho, a IV Semana do Meio Ambiente (SEMAMB), evento voltado à discussão de soluções sustentáveis para os desafios urbanos e ambientais. Com o tema “Soluções para cidades sustentáveis: um futuro possível para Juiz de Fora depois das chuvas”, a programação reúne palestras, oficina prática, ação de plantio e atividades culturais abertas à comunidade acadêmica.
A abertura do evento ocorre no dia 1º de junho, às 14h, no Anfiteatro do Centro Administrativo, seguida da palestra “O papel da arquitetura e do urbanismo na construção de um futuro sustentável”, ministrada pela arquiteta Camile Eulália Costa.
No segundo dia, a programação será voltada à agroecologia e à compostagem doméstica. O grupo MOGICO, formado por Elaine Aparecida, Luciene G. de Souza e Waltencir Carlos, participa de palestra sobre produção orgânica local e caminhos sustentáveis para o futuro. Em seguida, será realizada uma oficina prática de compostagem doméstica no gramado do Bloco H.
O encerramento, no dia 3 de junho, contará com a palestra “Resiliência urbana e cidades sustentáveis”, ministrada pela jornalista e pesquisadora Valéria Costemalle. A programação inclui, ainda, uma ação de plantio de mudas no campus e um palco livre com apresentações culturais no Anfiteatro do Bloco A.
Segundo a organização, a proposta da SEMAMB é ampliar o debate sobre sustentabilidade urbana a partir de questões diretamente relacionadas à realidade local, incentivando a participação da comunidade acadêmica em discussões e práticas voltadas à construção de cidades mais resilientes e ambientalmente sustentáveis.
As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo SIGAA Extensão, na área pública de eventos do IF Sudeste MG. A atividade também contará com emissão de horas complementares. O evento é organizado pelos professores Cassiano R. da Fonseca, João Paulo L. de Miranda e Narah C. Vitarelli.




