Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 04 > Aprender brincando: jogos educativos são opções na quarentena
conteúdo

Geral

Aprender brincando: jogos educativos são opções na quarentena

A Assessoria de Comunicação segue com dicas de opções eficientes e produtivas para o período de isolamento.

A Assessoria de Comunicação segue trazendo dicas para usar este período de quarentena de modo eficiente e produtivo. Uma boa opção de entretenimento são os jogos eletrônicos educativos. Existem vários que estimulam o aprendizado em diversas áreas. Jogos famosos como God of War e Assassin's Creed são bons exemplos para aprender História. O primeiro aborda mitologia grega e nórdica, já o segundo apresenta em sua saga alguns conflitos, como guerras mundiais, Guerra do Vietnã, Revolução Russa e Americana.

Na listagem abaixo apresentamos jogos que podem te auxiliar no aprendizado de áreas como química e programação, além de preparar também para os vestibulares. E o melhor, as opções são gratuitas. É uma possibilidade de aprender se divertindo. Confere aí:

 Chemical Sudoku: o jogo é em formato Sudoku e auxilia no aprendizado da química. Ao contrário do sudoku tradicional, ao invés de completar as linhas com números, o objetivo é preencher com elementos químicos. 

CodeCombat: ele ensina os códigos de Python e JavaScript através de um jogo de RPG, com a tela dividida entre um labirinto onde o personagem está e um editor de códigos. Está disponível somente para computadores. 

Code.org:  a organização visa ensinar dicas e conceitos de programação por meio de desafios inspirados em jogos e filmes. Cada faixa etária tem um objetivo de estudo diferente.

Desafie-me: o aplicativo conta com perguntas de questões que já foram trabalhadas em edições anteriores do Enem. Para alcançar uma boa pontuação, deve-se responder um maior número de perguntas no menor tempo possível. Além disso, o usuário tem a possibilidade de desafiar outras pessoas. Está disponível para Android e IOS.

Enem Wars: o site testa os conhecimentos dos usuários sobre questões de literatura. Consiste em encontrar trechos escondidos e interpretá-los.

Encode: esse aplicativo é uma ótima opção para quem deseja aprender programação. O conteúdo é compartilhado por meio de pequenas explicações com demonstrações. Está disponível somente para o sistema Android

Ludo Educativo: o jogo criado por professores da Universidade Estadual de São Paulo traz questões sobre diversas áreas, retiradas dos principais vestibulares do país.

RoboMind: o software ensina os princípios de programação e robótica com o auxílio de um robô que o usuário programa para realizar as ações por meio de códigos

registrado em: