Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 09 > Psicologia remota se consolida como espaço de compartilhamento de experiências

Psicologia remota se consolida como espaço de compartilhamento de experiências

Os encontros acontecem semanalmente, com grupos distintos, nos quais os participantes são reunidos de acordo com os níveis de ensino.

As Rodas de Conversa surgiram a partir de uma iniciativa do grupo de psicólogos do IF Sudeste MG, que tinha como objetivo inicial aproximar os estudantes no começo do isolamento social. Com o passar do tempo, essa atividade passou a se constituir um espaço privilegiado de compartilhamento de experiências, em que os alunos interagem entre si, a partir da discussão de um tema norteador. É uma atividade destinada exclusivamente aos alunos, mas as demandas de familiares têm sido acolhidas individualmente.

A princípio, as Rodas de Conversa começaram debatendo dois grandes temas:  Distanciamento Social e Saúde Mental e Relações Familiares. Outros encontros tiveram temas sugeridos pelos participantes, como orientação profissional, luto e ansiedade social e  acontecem semanalmente, com grupos distintos, nos quais os participantes são reunidos de acordo com os níveis de ensino. A psicóloga do Campus Juiz de Fora, Vanessa Quintão, diz que a frequência tem oscilado, mas sempre há estudantes inscritos e todos que buscaram por esta atividade foram atendidos. Apesar de ter participantes de todos os cursos, ela destaca que a maior demanda de atendimento vem dos cursos de graduação.

Vanessa acredita que compartilhar sentimentos talvez seja uma ferramenta poderosa que favorece o autoconhecimento. “Toda vez que uma roda de conversa acontece, diferentes narrativas ganham a cena, permitindo que os assuntos sejam (re)significados e (re)aprendidos. O diálogo promove uma melhor compreensão sobre si mesmo e outro. Embora os grupos não se constituam como terapia de grupo, eles funcionam de forma terapêutica. Por isso, os estudantes têm aderido à proposta.”

Para o mês de setembro, o grupo de psicólogas abordou o tema “Ensino Remoto Emergencial: reinventando novos tempos”. Vanessa diz que “temos percebido um aumento acentuado por atendimentos individuais em virtude do início do ensino emergencial remoto. A necessidade de reestruturar a rotina escolar remotamente tem deixado muitos/as estudantes inseguros, com medo do novo e dos desafios que ele traz, sobretudo para os/as estudantes dos Curso Integrados. Precisamos acolher e orientar nossos/as estudantes nesta nova fase”. Em virtude disso, a equipe de psicólogos está produzindo um material orientativo sobre rotina de estudos, técnicas de aprendizagem e a relação entre aprendizagem e emoção.