Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > Campus JF conquista seis medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Os estudantes são dos cursos integrados. A competição é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Seis alunos do Campus Juiz de Fora se destacaram na 26ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Alex Sandro de Macedo Pinto e Hudson Werneck Ferreira, ambos do terceiro ano integrado de Desenvolvimento de Sistemas, conquistaram a medalha de ouro.

Ficaram com a prata os estudantes Lucas Knopp Amarla, também do 3º ano de Desenvolvimento de Sistemas; e Luiz Gustavo Filgueiras de Oliveira, do 3º ano de Eletromecânica. Os medalhistas de bronze foram Max Arthur Giancoli Jabour, do 1º ano de Eletromecânica; e Waine Souza Meirelles, aluna do 1º ano de Meio Ambiente. A coordenação local da OBA é do professor Wagner Seabra, do Núcleo de Física.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior, desde que por escolas de língua portuguesa. A competição tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.

A ideia é promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.