Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > Campus Juiz de Fora disponibiliza Painel de Execução do Orçamento para consulta pública
conteúdo

Destaque

Campus Juiz de Fora disponibiliza Painel de Execução do Orçamento para consulta pública

publicado: 15/07/2021 10h05, última modificação: 15/07/2021 14h37
Iniciativa foi realizada pela Diretoria de Administração e Planejamento e visa atender as metas de transparência da gestão

A Direção-Geral de Juiz de Fora apresenta o Painel de Execução do Orçamento do Campus, documento que visa a publicização e transparência dos recursos públicos aplicados na Instituição. Desenvolvido pela Diretoria de Administração e Planejamento, contém um levantamento detalhado dos últimos dez anos, separado por áreas para facilitar o acompanhamento e entendimento das informações prestadas.

Voltado tanto para os servidores e alunos, quanto para a comunidade externa, o painel é uma ferramenta dinâmica, atualizada periodicamente, que detalha os gastos e investimentos do Campus em todos seus setores. Através dele, é possível identificar todas as despesas que dependem do orçamento e ter uma ideia do impacto gerado pela atual conjuntura de redução de recursos destinados à instituição, comparado aos últimos anos, por exemplo. 

O documento é organizado em três eixos principais: Ensino, Pesquisa e Extensão; Obras e Expansão; e Assistência Estudantil, aba que ainda está sendo desenvolvida e será  incluída no Painel em breve. Além das seções específicas, há ainda uma página de apresentação com o levantamento geral do orçamento para este ano e um gráfico interativo com o histórico dos últimos dez anos, e outra página com o detalhamento para as despesas do ano de 2021. Cada aba da tabela inclui um botão de dúvidas, que explica detalhadamente as informações e termos utilizados naquela seção. 

As informações apresentadas estão categorizadas entre valores empenhados, ou seja, recursos reservados para serviços e gastos previstos para este ano que ainda serão realizados; valores liquidados, que referem-se aos mesmos gastos e serviços porém que já foram prestados e aguardam pagamento; e, por fim, os valores pagos, que correspondem à etapa final do processo, após a devida remuneração das partes envolvidas. 

As despesas também são separadas entre aquelas destinadas a custeio ou investimento. No primeiro caso, estão aquelas despesas correntes para manter o funcionamento do Campus em seu dia a dia, como pagamento de contas e mão-de-obra, aquisição de materiais e remuneração de bolsas a estudantes. Já em investimento, são descritos recursos usados em obras, construções, novas instalações e aquisição de equipamentos. Ou seja, elementos permanentes que vão ser incorporados ao Instituto e que não dizem respeito à manutenção cotidiana dos serviços prestados, mas sim à sua expansão.

Observando os dados da tabela, podemos consultar, por exemplo, o valor total destinado ao Campus Juiz de Fora neste ano de 2021. Comparando com o orçamento de 2020, nota-se uma redução de R$2,5 milhões, o que reflete a atual conjuntura de redução de gastos. Isso é importante para que a sociedade acompanhe os esforços feitos pela equipe do Instituto para garantir a continuidade dos serviços prestados, assim como a ampliação da oferta de cursos com garantia da qualidade de ensino, como pontua o diretor de Administração e Planejamento, Fabrício Tavares.

“Divulgar as ações da gestão é fundamental para a transparência com a comunidade interna e externa. Além de prestação de contas e da aproximação com a sociedade, a iniciativa serve ainda para que nossos gestores, como diretores, coordenadores, e chefes, acompanhem e conheçam cada vez mais as atividades de gestão do orçamento e das despesas. Isso é fundamental para dar o apoio necessário a todas as áreas da instituição e, principalmente, ao ensino, à pesquisa e à extensão.”

Acesse aqui o Painel de Execução do Orçamento do Campus Juiz de Fora.

 

registrado em: