Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 10 > Professores da região podem se inscrever em curso sobre história e cultura indígena
conteúdo

Geral

Professores da região podem se inscrever em curso sobre história e cultura indígena

A carga horária é de 40 horas e há vagas para 100 participantes. Os encontros acontecem de forma remota, quinzenalmente, entre 22 de outubro e 10 de novembro.

O Campus Juiz de Fora oferece o curso de extensão online "História, Cultura e Mobilizações Indígenas na sala de aula" para professores de Juiz de Fora e região, em parceria com o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro JF) e a regional leste do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). O curso, que será realizado de forma remota, conta com 100 vagas destinadas a docentes de escolas públicas e particulares, e possui uma carga horária total de 40 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 21 de outubro, via formulário. 

O objetivo do curso é realçar a presença determinante dos povos indígenas na formação da sociedade brasileira, promovendo uma reflexão sobre suas reivindicações políticas e sociais na atualidade. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas no projeto de extensão “Cultura e Consciência Afro-Brasileira e Indígena na sala de aula e para a vida”, coordenado pelo professor Luís Eduardo Oliveira, que busca dar prosseguimento às atividades no campo da educação das relações étnico-raciais desenvolvidas no Campus Juiz de Fora. 

Estão previstas cinco mesas temáticas que acontecem entre os dias 22 de outubro e 10 de dezembro, além de atividades assíncronas. As ações ocorrem quinzenalmente, com exposições didáticas e debates sobre textos e materiais audiovisuais que serão disponibilizados aos participantes antes do início de cada módulo. A duração dos encontros  é de duas horas, sempre às quintas-feiras, das 16h às 18h. 

As discussões propostas tem o intuito de promover uma reflexão sobre as reivindicações políticas e sociais dos povos indígenas no Brasil. Para isso, serão debatidas questões como a trajetória das políticas e ações indigenistas no país ao longo da história, desde o período colonial, até os contextos da redemocratização dos anos 1980 e da consolidação da Nova República, assim como as consequências que tiveram para os povos das diferentes regiões do país. Através de tais debates, busca-se ainda conhecer e analisar as diretrizes voltadas para a promoção da educação de relações étnico-raciais. 

Acesse aqui o formulário para realizar sua inscrição no curso e verificar mais informações. Abaixo, você confere a programação completa:

 22/10/2021

Indígenas na formação social brasileira entre os séculos XVI e XIX

Com: Martha Victor Vieira (UFT) e Cleonice Pankararu (Aldeia Cinta Vermelha - Jundiba - MG)

 

04/11/2021

A trajetória do indigenismo republicano no Brasil entre as décadas de 1890 e 1960

Com: Izabel Missagia de Mattos (UFRRJ) e Marina Mônica de Freitas (PUC/Minas)

 

18/11/2021

A situação dos povos indígenas durante a Ditadura Militar (1964-1985) e suas lutas por direitos no limiar da Nova República

Com: Michele Reis Macedo (UFAL) e Douglas Krenak Thã (Graduado em Comunicação Social pela Univale, líder do povo Krenak da Terra Indígena Krenak - margem esquerda do Rio Doce, em Resplendor, MG)

 

02/12/2021

Organização nacional, reivindicações políticas e sociais e mobilizações dos povos indígenas na atualidade

Com: Taciana Begalli de Oliveira Ruellas (SEE/MG), Haroldo Heleno (Conselho Indigenista Missionário Regional Leste) e a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME)

 

09/12/2021

História e a temática Indígena na sala de aula: a busca por um ensino decolonial

Com: Juciene Ricarte (UFCG), Mirian Potiguara (Escola Akajutibiró - PB) e Edson Kayapó (IFBA e UFSB)

 

registrado em: