Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > Diretoria de Ensino apresenta equipe durante reunião de pais dos cursos integrados

Participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os blocos acadêmicos onde estão localizados os laboratórios que dão suporte ao desenvolvimento das atividades acadêmicas.

No dia 3 de julho, no anfiteatro do Centro Administrativo, foi realizada a reunião com responsáveis pelos estudantes matriculados nos primeiros anos dos cursos integrados. De acordo com a diretora-Geral do Campus Juiz de Fora, professora Cláudia Coura, “foi um momento muito importante, pois abrimos as portas da nossa instituição para recepcionarmos os pais dos nossos estudantes e para mostrarmos um pouco do nosso trabalho”.

A reunião foi segmentada em duas etapas: o primeiro momento com todos os presentes e a equipe da Diretoria de Ensino para apresentações dos servidores(as) do Centro de Atenção ao Discente (CAD), Assistência Estudantil, Centro de Ações Pedagógicas (CAP) e Núcleo de Ações Inclusivas (NAI). A Coordenadora de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica, professora Gabriela Alves, esclareceu aos presentes que a educação oferecida pela instituição tem como premissa a formação integral por meio da articulação e da indissociabilidade das ações de ensino, de pesquisa e de extensão, conforme projeto pedagógico do IF Sudeste MG.

O servidor Airton Soares, representante do CAD, destacou a importância de os responsáveis conhecerem os normativos institucionais, especialmente o Regulamento de Conduta Discente. A psicóloga Vanessa Zanetti e a assistente social Edilaine Friaça, ambas do setor de Assistência Estudantil, falaram sobre os desafios dos cursos integrados, especialmente pelo grande número de disciplinas a serem cursadas e, também, sobre os programas de apoio aos estudantes (restaurante, bolsas de manutenção, transporte, moradia, dentre outras).

As pedagogas Anelisa Quintão, Cristiane Oliveira e Larissa Dielle apresentaram o CAP e explicaram a rotina de atendimentos, destacando que o setor está sempre disponível para atendimento das demandas dos estudantes, sejam coletivas ou individuais. Já a coordenadora do NAI, Ilza Oliveira, apontou os desafios da educação especial e explanou sobre o trabalho realizado pelo referido para ampliar a efetividade das ações do setor.

Na segunda etapa da reunião, o diretor de Ensino, professor Aluísio de Oliveira, apresentou os coordenadores dos cursos: Ana Claudia Martins de Souza, Curso Técnico em Desenvolvimento de sistemas; Leila Silva, coordenação do Curso Técnico em Eletromecânica; Cláudio Paiva Silva, coordenação do Curso Técnico em Edificações; Wagner Dias Rocha, coordenação do Curso Técnico em Eletrotécnica; Leopoldo Ferreira de Sousa, coordenação do Curso Técnico em Mecânica; Emanuel Augusto de Oliveira e Silva, coordenação do Curso Técnico em Metalurgia; Narah Costa Vitarelli e João Paulo, coordenação do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Em seguida, a reunião foi realizada de forma individualizada com cada curso em seus respectivos blocos e os coordenadores abordaram temas como projeto pedagógico, prática profissional, segurança, dentre outros assuntos.

Para o diretor de Ensino, o saldo do encontro foi positivo e novos encontros devem ser realizados para discutir assuntos mais específicos. Além dos servidores citados na reportagem, a reunião de pais contou com a presença do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Alessandro Del Duca, e das pedagogas Patrícia Carvalho e Maria Carolina Romão, responsáveis pelos cursos técnicos concomitantes e subsequentes.

Texto: Aluísio de Oliveira

Revisão: Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos.