Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 11 > Engenharia Metalúrgica alcança nota máxima em avaliação de reconhecimento do MEC
conteúdo

Ensino

Engenharia Metalúrgica alcança nota máxima em avaliação de reconhecimento do MEC

Especialistas estiveram no Campus Juiz de Fora entre os dias 7 e 8 de novembro e avaliaram a organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura.

A graduação em Engenharia Metalúrgica do Campus Juiz de Fora obteve nota máxima após visita presencial realizada por avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A avaliação aconteceu entre os dias 7 e 8 de novembro, e o resultado foi divulgado na segunda-feira, 13. Essa foi a primeira avaliação in loco do curso, criado em 2015.

Na visita, a equipe de especialistas analisa todas as documentações, visita as instalações e se reúne com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), com o Colegiado do Curso e com alunos e professores. De posse dessas informações, são atribuídas notas, cujo conceito final é composto pela média dos valores atribuídos nas seguintes dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura.

No relatório final, a comissão ressaltou que o Campus Juiz de Fora possui boa estrutura curricular, com excelentes ementários e com boa atuação do Colegiado, da CPA e do NDE. O curso possui trabalhos de conclusão de curso, estágio curricular e atividades complementares de características inovadoras. Contudo, não se percebeu a existência de estudos quantitativos periódicos publicizados relativos a pesquisas de demanda de mercado e a egressos do curso.

Outro ponto destacado foi com relação ao corpo docente, considerado bem estruturado em termos de titulação, regime de trabalho, publicações e atuação do Coordenador do Curso. A infraestrutura foi considerada como muito boa, apresentando tanto espaços para docentes, biblioteca, como também a disponibilidade de laboratórios específicos da área de metalurgia e de informática. A equipe do MEC apontou a necessidade de procedimentos que envolvem a criatividade relativa a ações comprovadamente inovadoras e exitosas no âmbito do curso, o que deverá ser aperfeiçoado nos próximos anos.

 

Sobre o curso

O Curso de Engenharia Metalúrgica foi criado e aprovado em 2014, tendo iniciado sua oferta no primeiro semestre de 2015. A concepção original foi ajustada e atualizada em 2017. Essa graduação se apresenta como um processo natural de amadurecimento, aprofundamento e ampliação proposto pelo Núcleo de Metalurgia, que já oferta o curso Técnico em Metalurgia na instituição desde janeiro de 1974.

Além disso, o projeto também incorpora o desejo de expansão do conhecimento tecnológico em função das necessidades regionais e com apoio dos arranjos produtivos locais. O curso é ofertado no turno noturno, em 11 períodos. São oferecidas 36 vagas anuais.

registrado em: