Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > "Escada dos Saberes" - Uma Explosão de Cores e Sensações no Campus JF

"Escada dos Saberes" - Uma Explosão de Cores e Sensações no Campus JF

A expressão artística, repleta de referências do universo literário brasileiro, representa a união entre arte e educação, proporcionando uma verdadeira experiência visual e trazendo uma sensação de alegria e expressão forte para todos que a contemplam.

Uma obra de arte recentemente desenhada na escadaria principal do Campus Juiz de Fora chamou a atenção de estudantes, servidores e visitantes. Com cores vibrantes e linhas assimétricas, a "Escada dos Saberes" faz referência a diversos autores brasileiros e suas obras, proporcionando uma nova perspectiva à tradicional estrutura que dá acesso aos blocos acadêmicos.

A ideia foi proposta pelos membros dos coletivos “Cineclube entre Saberes”, criado em 2010; e “Clube Momentos de Leitura”, iniciado em 2022. A proposta contou com o apoio de servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes e funcionários terceirizados que se empenharam para incentivar a leitura entre os frequentadores da instituição.

A arte foi criada pelo artista Stain Rocking One, que trouxe à vida um mundo de cores vibrantes e formas orgânicas. Reconhecido por sua técnica de muralismo e influências do grafismo e da street art, ele conta que a essência da "Escada dos Saberes" é a arte orgânica, na qual as linhas não seguem padrões retos e não há círculos perfeitos. As formas são totalmente fluidas e assimétricas, exalando vida e energia por meio de cores vivas e vibrantes, que são marcas registradas de seus trabalhos mais recentes. A paleta colorida preenche o espaço de maneira livre, trazendo uma sensação de alegria e expressão forte para todos que a contemplam.

Ao ser questionado sobre a mensagem que a "Escada dos Saberes" pretende transmitir, Stain ressaltou que a arte é aberta a diversas interpretações e depende de cada olhar. Ele não buscou transmitir uma mensagem específica, mas sim proporcionar uma sensação de alegria e liberdade. A obra convida as pessoas a se sentirem divertindo na escada, experimentando paz e expressão livre.

A "Escada do Saber" tornou-se mais do que uma intervenção artística; ela se transformou em um marco cultural dentro do Campus Juiz de Fora. Os frequentadores têm a oportunidade de apreciar a beleza da arte diariamente, além de serem convidados a mergulhar em reflexões pessoais e experiências únicas enquanto percorrem seus degraus.