Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 09 > Estudante utiliza softaware de modelagem hidrológica para analisar áreas suscetíveis à inundações em Juiz de Fora
conteúdo

Destaque

Estudante utiliza softaware de modelagem hidrológica para analisar áreas suscetíveis à inundações em Juiz de Fora

Trabalho foi apresentado pela engenheira civil Thais Almeida Magalhães Mauricio para conclusão da especialização em Sustentabilidade na Construção Civil.

Para a conclusão da Pós-graduação em Sustentabilidade na Construção Civil, a engenheira civil Thais Almeida Magalhães Mauricio apresentou para a banca de avaliação sua pesquisa intitulada “Modelagem hidrológica e hidráulica de áreas suscetíveis à inundação do rio Paraibuna na região central de Juiz de Fora, Minas Gerais". Sob orientação do professor Sandro Faria, do Núcleo de Construções Civis, o trabalho foi desenvolvido com o intuito de identificar, delimitar e analisar áreas vulneráveis à inundação e trazer iniciativas para a implementação de um sistema de drenagem eficiente. 

Inicialmente, foi feita uma breve revisão bibliográfica com abordagem sobre o rio Paraibuna e seu histórico recente de inundações. Em seguida, Thais fez a modelagem em softwares específicos  que permitem a visualização, edição e análise de dados georreferenciados, criam a geometria de modelo de fluxo a partir de dados espaciais, além da modelagem hidráulica do fluxo de água em rios e canais naturais, gerando a mancha de inundação. 

Para chegar a estes dados, foram introduzidos dados característicos locais como extensão e formato do rio, extensão e formato das margens e do leito, dados de vazões do rio Paraibuna, dentre outros, com o objetivo de gerar imagens das manchas de inundação para diferentes intensidades das vazões, com previsão de recorrência para 10, 20, 50, 100 e 500 anos. “Com os resultados obtidos foi possível discorrer acerca das principais áreas afetadas pelas manchas de inundação e seus impactos para o cotidiano da cidade, com a proposta de medidas a serem tomadas para minimizar os impactos na vida da população”, pontua Thais. 

O desenvolvimento das modelagens possibilita diagnosticar e visualizar resultados através de imagens com a previsão de diferentes cenários de inundação. O fato de as imagens serem baseadas através da introdução de dados característicos locais, possibilita um mapeamento realista das áreas suscetíveis a inundações da localidade, um recursos fundamental e de suma importância para a compreensão e previsão destes episódios. 

A proposta da análise é um facilitador da gestão pública pelo fato da região central de Juiz de Fora ser a de maior importância econômica na cidade, com a  concentração de atividades comerciais que seriam negativamente impactadas pela inundação. “O principal objetivo para a pesquisa da modelagem é seu uso no contexto da gestão pública urbana, visto que os resultados obtidos permitem a construção de uma base de dados dos pontos de inundação, áreas suscetíveis e vulneráveis, garantindo uma percepção ampla e prática das áreas afetadas”, afirma Thais. 

Com sistemas de drenagem ineficientes, o impacto torna-se ainda maior, provocando desde transtornos urbanos, como trânsitos congestionados, perdas materiais e, em casos mais graves, perdas humanas. Para Sandro Faria, a análise de modelos matemáticos hidrológicos possibilita o entendimento do problema, permitindo a prevenção de eventos futuros e fornecendo em tempo hábil, informações valiosas para a tomada de decisões por parte dos gestores públicos. “Uma decisão bem tomada pelo poder público é refletida na qualidade de vida da população. Conhecendo as áreas de risco, que podem ser obtidas por meio desses modelos, é possível adotar medidas que preservem vidas, bens materiais, saúde, dentre outros”, finaliza Sandro. 

registrado em: