Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > Estudantes conhecem o maior computador da América Latina

Estudantes conhecem o maior computador da América Latina

Supercomputador Santos Dumont fica no Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis (RJ).

Alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, modalidades integrado e concomitante/subsequente, estiveram na cidade de Petrópolis (RJ) para uma visita técnica ao Laboratório Nacional de Computação Científica, onde tiveram a oportunidade de conhecer o Supercomputador Santos Dumont, o maior da América Latina. Além do equipamento, despertaram a atenção dos visitantes a Biblioteca, devido ao acerto vasto e atualizado; e as oportunidades de pós-graduação ofertadas para o desenvolvimento de pesquisas de ponta na área de computação de alto desempenho.

De acordo com a professora Ana Cláudia Martins de Souza, do Núcleo de Informática, o supercomputador tem capacidade de memória milhares de vezes maior do que computadores comerciais. Para se ter uma ideia, a máquina processa em apenas um segundo um volume de cerca de quatro trilhões de dados que necessitariam de quatro milhões de laptops, trabalhando em conjunto, para serem processados. “O supercomputador é usado para processamento de cálculos complexos e tarefas extensas, empregados em pesquisas científicas com grandes volumes de dados. As áreas mais comuns são meteorologia, geologia, medicina, óleo e gás e física” explica Souza, que teve o apoio do professor Roberto de Carvalho na organização da visita.

O roteiro também contou com a ida ao Palácio Quitandinha, onde várias exposições estavam à disposição. O Museu Imperial também recebeu os estudantes, proporcionando uma viagem no tempo para conhecer a história da família imperial.