Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 05 > Estudantes dos cursos técnicos e de graduação iniciam ano letivo 2021

Estudantes dos cursos técnicos e de graduação iniciam ano letivo 2021

Em respeito aos os protocolos de segurança por conta da pandemia do coronavírus, a aula inaugural foi transmitida pelo canal de YouTube do Campus.

O Campus Juiz de Fora realizou a sua tradicional Aula Inaugural pela primeira vez de forma virtual, em transmissão feita através do YouTube, na noite desta segunda-feira, dia 10.  As boas-vindas aos novos alunos foram dadas pela equipe de gestão do campus, que explicou como funciona a dinâmica interna da instituição, além de sanar as dúvidas dos discentes com relação ao Ensino Remoto Emergencial, dentre outros assuntos.

A professora Cláudia Valéria Gávio Coura, que assumirá o cargo de Diretora-Geral do Campus JF na próxima semana, fez um discurso de acolhida aos estudantes recém chegados ao Instituto. Em sua fala, além de apresentar a instituição e destacar as suas qualidades, enfatizou que o papel da educação vai além de formar profissionais para o mercado de trabalho. “A educação nos dá conhecimentos técnicos e científicos suficientes para o desempenho da vida profissional, científica e acadêmica, mas é preciso também inspiração para fazer a diferença na sociedade como cidadão”.

O diretor-Geral, professor  Sebastião Sérgio de Oliveira, discursou aos novos discentes dando ênfase à qualidade do ensino ofertado pelo Campus Juiz de Fora E para fechar a sua fala, trouxe uma reflexão feita pelo patrono da educação brasileira, Paulo Freire. “Uma fala dele que eu acho que é perfeita: a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, as pessoas que mudam o mundo e nós precisamos melhorar o mundo".

Para a estudante Rayssa Souza, a aula inaugural trouxe informações úteis de forma didática e esclarecedora. "Foi notório o esforço de todos os funcionários do Instituto para promover um acolhimento efetivo, mesmo diante desse cenário de exceção". Aprovada no curso técnico de Transações Imobiliárias, ela explica que o IF sempre foi referência de ensino público de qualidade na região, desde a época do CTU. "Dessa forma, a ânsia por aprender e absorver o conteúdo, experiência e vivência de todos os professores é imensa."

A caloura  Maria Luíza Rebello, do curso técnico em Eletrotécnica, também ressalta que foi enriquecedor conhecer a equipe do Campus na aula inaugural. "Fiquei muito feliz com o carinho e dedicação de todos. Assisti à live com meus pais e minha mãe se emocionou comigo." Ela conta que perdeu sua avó recentemente e a última notícia que a deu foi de que sua matrícula havia sido efetivada. "Seu sonho era que nós mudássemos o mundo e eu quero fazer isso por ela. Esse é o início de uma nova jornada e estou muito animada para essa etapa da minha vida."