Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 06 > Inscrições abertas para evento virtual de física com participação de professor do Campus Juiz de Fora

Marlon Alcantara é convidado do Simpósio Nacional de Ensino de Física para falar sobre História da Ciência e ensino

O professor Marlon Alcantara ministrará o curso "História no ensino de Física: discutindo possibilidades", no Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), importante evento sobre ensino de física no Brasil. Este ano, a programação será inteiramente virtual, com etapas pagas e gratuitas. Interessados podem se inscrever até o dia 12 de julho.

“O curso que irei ministrar será sobre o papel da História da Ciência no Ensino, com foco em linhas de pesquisa e possibilidades para a sala de aula.” Este curso acontece em quatro momentos, com a participação dos professores e pesquisadores Dr. Breno Arsioli Moura (UFABC) e Dra. Indianara Lima Silva (UEFS). Os tópicos abordados incluem fontes históricas e ensino, a história das mulheres na ciência e uma dinâmica síncrona sobre as possibilidades do uso da História da Ciência nas aulas de física. “Entendo que a melhor forma de promover um curso é trabalhando os fundamentos teóricos e mostrando sua parte prática, evidenciando aquilo que fazemos em nosso cotidiano”, complementa Marlon.

“Minha fala específica será sobre pesquisa em redes históricas. Mostrarei as linhas e fundamentos dessa forma de pesquisa, assim como os grupos e instituições internacionais que trabalham nessa linha, com foco no Huygens ING, de Amsterdam, instituto no qual estive como pesquisador visitante em 2017.” Além disso, Marlon acrescenta que também falará sobre os projetos desenvolvidos no IF Sudeste MG, nos diversos níveis de ensino do campus.

O Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) é promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e acontece bienalmente desde 1970. O XXIV SNEF está sendo organizado pela Universidade Federal do ABC e acontece entre os dias 19 e 30 de julho. “Esse é o principal evento de ensino de Física para professores e estudantes, e este ano teremos a participação de pesquisadores importantes, nacionais e internacionais. Fazer parte desse elenco é muito gratificante para mim e para nossa instituição”, aponta Marlon.

O evento acontece em três etapas. O Webminicurso com a participação do professor Marlon Alcantara é parte da terceira etapa, composta por mais quatro minicursos entre os dias 26 e 30 de julho. A primeira etapa consiste em webinários gratuitos e transmitidos ao público pelo canal do evento no Youtube. Já a segunda etapa reúne palestras, mesas virtuais e comunicações de trabalhos. “Além da minha participação como convidado, o trabalho dos meus orientandos foi aceito para apresentação, evidenciando o reconhecimento do esforço de toda nossa equipe.”

A taxa é gratuita para estudantes da educação básica e R$60,00 para graduandos. Outros valores e informações, assim como o formulário de inscrição, estão disponíveis no site do SNEF