Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência destaca estudo sobre divulgação em universidades

Pesquisa desenvolvida pelo jornalista do Campus JF, Pedro Farnese, propõe em abordagem conceitual a partir de uma análise dos artigos publicados nos últimos cinco anos no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

O Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT – CPTC) produz uma série de vídeos em seu canal oficial no Youtube, reunindo diversos pesquisadores do Brasil e outros países da América Latina para discutir o tema “A ciência da divulgação científica” sob diversas perspectivas. O jornalista do Campus Juiz de Fora, Pedro Farnese, é um dos convidados para abordar a Comunicação Organizacional em universidades públicas.

Farnese propõe uma estruturação conceitual para refletir a sociedade midiatizada e suas imbricações nas estratégias de comunicação organizacional empreendidas por universidades públicas para difusão da ciência e o combate a desinformação. O pesquisador fez uma abordagem teórica em torno dos artigos publicados nos anais das cinco últimas edições do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (2018 a 2022), especificamente no grupo de pesquisa Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente.

“Os resultados demonstram a necessidade de se ampliar as discussões sobre divulgação do processo científico, convergindo em direções interligadas e transdisciplinares que incluem perspectivas sobre o impacto de novas tecnologias, democratização do conhecimento e representação dessas instituições de ensino e pesquisa na conjuntura social”, explica o jornalista. A pesquisa completa foi publicada na revista científica “Journal of Science Communication América Latina” (JCOM AL) e está disponível aqui.

O INCT – CPTC é uma rede de grupos de pesquisa nacionais e internacionais, com o objetivo de realizar estudos de alto impacto e gerar novos conhecimentos, considerando a Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia como uma área emergente no campo acadêmico. A temática é  refletida na expansão de atividades e pesquisas relacionadas à divulgação científica no Brasil, as quais atravessam as necessidades de todas as áreas prioritárias no país, atuando no desenvolvimento de pesquisas que atuem na melhoria de qualidade das ações e estudos desse campo.

Confira o vídeo.