Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > No Dia Nacional do Futebol, Campus JF resgata história de tradicional clube da cidade

Projeto de extensão “O Galo Carijó e seu lugar na identidade juiz-forana - Um resgate do Fantasma do Mineirão”, conta a história do Tupi em uma série documental em três episódios e uma história em quadrinhos.

19 de julho é comemorado o Dia Nacional do Futebol. Mas o que justifica essa data? Foi neste dia, em 1900, que surgia o primeiro time do país, o Sport Clube Rio Grande, localizado no litoral do Rio Grande do Sul. De lá pra cá, muita coisa aconteceu e o esporte se tornou uma paixão nacional. Em Juiz de Fora, vários clubes montaram suas equipes e muitas tiveram êxito em competições nacionais. O Tupi, um dos mais tradicionais, reúne em sua história uma série de fatos, dentre eles, as vitórias sobre os gigantes mineiros Cruzeiro, Atlético e América, levando o time a ficar conhecido como o “Fantasma do Mineirão”, em 1966.

Toda essa história foi contada pelo projeto de extensão “O Galo Carijó e seu lugar na identidade juiz-forana - Um resgate do Fantasma do Mineirão”, coordenado pelo professor Ciro Vale, do Núcleo de Geografia. As ações deram origem a série documental “O Galo Cantou — A História do Tupi Foot Ball Club” e a história em quadrinhos "O Fantasma do Mineirão”.

Na pesquisa que subsidiou os materiais elaborados pela equipe do projeto, foram entrevistadas mais de 70 pessoas, incluindo pesquisadores, ex-jogadores, ex-dirigentes e torcedores. Documentos e materiais históricos, como notícias, livros, fotografias e vídeos, também foram consultados para a realização do documentário. “Acreditamos que o documentário e a HQ possibilitam que as novas gerações conheçam a história do Tupi”, conta Ciro, que buscou trabalhar a questão do sentimento de comunidade, conhecido na Geografia como topofilia, junto aos professores e alunos participantes.

Série documental

A ideia era contar o episódio conhecido como “Fantasma do Mineirão”, no qual o time de 1966 do Galo Carijó venceu Cruzeiro, Atlético – MG e América – MG em Belo Horizonte. Entretanto, com a pesquisa realizada e o contato com os personagens, foram produzidos outros dois episódios, um contando sobre a história de Juiz de Fora e o nascimento do Clube, e outro destacando os feitos do Tupi na década de 1980, após o incidente do ‘’fantasma’’.

História em quadrinhos

A história em quadrinhos contou com a parceria da professora patrícia Botelho, do Núcleo de Línguas, que coordenou um grupo de alunos responsável por todo o projeto, desde o roteiro até a arte final.

Através do relato de um avô para seu neto, é contada toda a trajetória do time que venceu os maiores clubes de Minas no Estádio Mineirão, em 1966, sendo convidado também para um amistoso contra a Seleção Brasileira, em Caxambu, na preparação para a Copa do Mundo. Os quadrinhos foram distribuídos em escolas da rede pública municipal, estadual e federal, e em outras unidades do Instituto.

Clique aqui e acesse a história.