Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 05 > Novo diretor de Pesquisa fala sobre os desafios para a produção científica

Novo diretor de Pesquisa fala sobre os desafios para a produção científica

Para Alessandro Del’Duca Teixeira, a situação atual de pandemia mostra como a ciência, a tecnologia, a pesquisa e o conhecimento são fundamentais para enfrentar os mais diversos e difíceis problemas.

O professor Alessandro Del’Duca Teixeira, do Núcleo de Biologia, será o novo diretor da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (DPIPG).O professor Alessandro Del’Duca Teixeira, do Núcleo de Biologia, será o novo diretor da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (DPIPG).  Segundo ele, o principal desafio será continuar com os índices de produção acadêmica e técnica do Campus Juiz de Fora, tendo em vista as constantes perdas de fomento nos últimos anos, o que gera desestímulos financeiro e profissional. “Mesmo que tenhamos nos empenhado muito nos últimos anos internamente e em parceria constante com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), percebemos que o fomento à ciência, pesquisa, inovação e pós-graduação não tem se mostrado como prioridade para muitos setores públicos e privados, infelizmente”.

O novo diretor destaca que sua gestão pretende incentivar ainda mais o intercâmbio com instituições e empresas na área de fomento à pesquisa, ciência e tecnologia e inovação tecnológica e transferência de tecnologia. Dessa forma ele acredita que seja possível executar ações e políticas para dar continuidade a estudos em áreas temáticas de interesse do Campus Juiz de Fora. Todas essas ações da DPIPG serão sempre convergentes com a Diretoria-Geral e as demais diretorias sistêmicas e em parceria com a Proppi.

Como metas estabelecidas estão o aprimoramento e o acompanhamento de projetos científicos e tecnológicos cadastrados  e a divulgação mais massiva de editais públicos que sejam fomentados por recursos institucionais ou de agências de fomento externas.  O Seminário de Iniciação Científica, tradicional evento que acontece anualmente, também será aperfeiçoado, de modo a aumentar ainda mais a oportunidade para que todos os bolsistas e voluntários dos projetos de pesquisa cadastrados apresentem seus trabalhos, evidenciando, assim, os esforços para incentivo à iniciação científica.

Na Pós-Graduação a meta é coordenar os encaminhamentos das propostas de criação de novos cursos, bem como auxiliar no acompanhamento das atividades daqueles já existentes e subsidiar ações referentes às oportunidades de inovação e transferência de tecnologia.

Na estrutura organizacional da DPIPG está a coordenação de Pesquisa que será ocupado pela professora Gheysa Lemes Gonçalves Gama, do Núcleo de Eventos.

Conheça mais detalhadamente os planos da nova direção da DPIPG em nosso canal do Youtube.

Saiba mais sobre o novo diretor da DPIPG

Alessandro Del’Duca Teixeira é formado em Ciências Biológicas e mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui o título de doutor em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como docente desde 2005 e como professor do Núcleo de Biologia do Campus Juiz de Fora desde 2010. Em 2014, recebeu o convite para atuar como Coordenador de Pesquisa, função que desempenhou até 2021. Para mais detalhes sobre a formação acadêmica do professor Alessandro, acesse seu currículo lattes.